domingo, 10 de janeiro de 2016

ILHA DA MADEIRA...PORTUGAL



A Ilha da Madeira é um despertar de sentimentos e emoções, a começar pelo pouso no Aeroporto da Madeira, onde parte de sua pista é totalmente suspensa. Uma bela vista sobre o oceano atlântico e as montanhas. Quer um conselho? Reza bastante para no dia que vc for a ilha, não estar ventando muito ou então vc vai pousar que nem brinquedo de parque de diversão, balançando de um lado para o outro...haja coração.


Aeroporto da Madeira - Ilha da Madeira

Pista de pouso do aeroporto - Ilha da Madeira

Pista suspensa do aeroporto - Ilha da Madeira

Você pode voar de Lisboa para a Madeira pela TAP, easyjet e everjets, esta última em voo fretado por operadoras. A everjets tem sede na Ilha da Madeira e entrou no mercado há pouco tempo com voos comerciais designados apenas para voo charter. Foi na everjets que fomos, já que era pacote para o reveillon de 2016 e o nosso voo durou 1h30m. O reveillon da Ilha da Madeira é famoso por ser um dos mais belos e animados do mundo. É muito lindo mesmo!


Noite de reveillon - Ilha da Madeira

Noite de reveillon - Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira tem como capital Funchal, que fica a 18 km do aeroporto. Além da capital, a ilha tem mais 10 Municípios e 53 Freguesias (subdivisões do concelho, que por sua vez, é a parte administrativa de um distrito). Podemos dizer que Funchal está inserida em um grande anfiteatro natural, o que é muito legal de se ver.

 Funchal - Ilha da Madeira

Funchal - Ilha da Madeira

Funchal - Ilha da Madeira

Vista do Oceano Atlântico - Ilha da Madeira

Em Funchal não vai faltar o que fazer, é só ter muita disposição e vontade de se divertir. É uma cidade moderna, rejuvenescida, descontraída e de vida noturna excitante e convidativa (cafés, bares, pubs, clubes noturnos, discotecas, festas de rua, etc). Não deixe também de explorar suas praças, parques, sua zona histórica e suas igrejas. Ela é famosa pelos seus restaurantes maravilhosos, seus hotéis de 4 e 5 estrelas, pelo clima quase o ano todo ameno e claro, por ser a terra do Cristiano Ronaldo (quem gosta de futebol, sabe de quem falo). 


Funchal - Ilha da Madeira

Funchal - Ilha da Madeira

Bares em funchal - Ilha da Madeira


Praça em Funchal - Ilha da Madeira

Parque público em Funchal - Ilha da Madeira

Festa de rua em Funchal - Ilha da Madeira

Por falar em hotéis, o nosso da vez foi o Pestana Grand Premium Ocean Resort, um excelente hotel, embora não fique tão perto do centro, mas nada que não fosse possível se locomover. Ele fica localizado sobre a falésia da Ponta da Cruz com uma grandiosa vista para o Oceano Atlântico. Não preciso falar mais nada, não é mesmo? Um visual de se emocionar.


Pestana Grand Premium Ocean Resort - Funchal - Ilha da Madeira

Pestana Grand Premium Ocean Resort - Funchal - Ilha da Madeira


Recepção do Hotel - Funchal - Ilha da Madeira


Quarto do Hotel Pestana - Funchal - Ilha da Madeira

Aqui os turistas também podem praticar o mergulho, observar as baleias em alto mar, fazer excursões por toda a costa, pelos bosques com suas montanhas, jogar golfe nos belos campos da ilha, etc. Eu só aconselho para quem quer explorar mais da ilha, que alugue um carro, já que alguns atrativos são um pouco distantes. Agora uma notícia ruim: É caro alugar carro na ilha, não tem muitas opções. Em todo caso fica a dica da locadora que nos atendeu, a Europcar.


Costa norte da Ilha da Madeira

Montanhas da Ilha da Madeira

Bosques - Ilha da Madeira

Montanhas pela Ilha da Madeira

Locadora Europcar - Funchal - Ilha da Madeira


Passear de teleférico na ilha também é muito legal e o percurso dura 20 minutos de subida, muito alto! Ele te leva até a Freguesia do Monte. Mesmo que vc tenha medo, vale a pena encarar. O visual é demais e vc tem uma noção melhor da ilha. Se vc não quiser voltar pelo teleférico, aproveita para experimentar descer no carro de cesto do Monte. Vc vai percorrer 2 km dentro de um cesto de vime, empurrado por 2 "carreiros" (condutores), numa duração de 10 minutos... muito legal, amei. Este meio de transporte teve inicio em 1850, com seus produtores locais e suas mercadorias. Hoje existe como forma de atração turística.


Teleférico - Funchal - Ilha da Madeira

Teleférico - Funchal - Ilha da Madeira

Carro de cesto do Monte - Ilha da Madeira

Outra atração muito legal também, é o Cabo do Girão, que encontra-se em uma falésia com 580 metros de altura acima do nível do mar, considerada a segunda maior falésia do mundo. Este miradouro, remodelado em 2012, passou a ter estacionamento, café, lojas de souvenir e uma plataforma em vidro, onde vc pode observar o fundo do penhasco. Agora para isso, é preciso que o tempo seja seu amigo e lhe deixe ver. Comigo ele não foi e olha que tentei duas vezes. Só me restou muita neblina e zero de visão. 


Plataforma de vidro no Cabo do Girão - Ilha da Madeira

A nossa visão do Cabo Girão - Ilha da Madeira

580 metros acima do nível do mar - Cabo do Girão - Ilha da Madeira


Se vc sentir necessidade de agradecer a Deus por tanta beleza natural e pela oportunidade de poder estar ali, não se acanhe e entre na primeira igreja que vc avistar, afinal de contas são inúmeras igrejas e conventos do séc. XV. Igrejas inauguradas a partir do séc. XVI, como a Sé Catedral, a primeira igreja de Funchal e a Igreja da Nazaré que foi inaugurada já no séc. XXI, em 2002. A Sé Catedral, construída no período Manuelino, tem sua fachada simples. Se não quer que aconteça com vc o mesmo que aconteceu comigo (encontrei fechada), dê uma olhada Aqui e vc ficará por dentro dos horários da igreja, inclusive das missas.


Sé Catedral - Funchal - Ilha da Madeira

Sé Catedral a noite - Funchal - Ilha da Madeira

O grande prazer de se vivenciar uma ilha, é que não vai faltar praia, mar de todos os lados. E já que também somos filhos de Deus e fizemos a nossa parte, agradecendo a ele, que tal explorar toda a zona costeira? Aqui vc vai encontrar belas praias com suas falésias imponentes, piscinas naturais rochosas e um clima perfeito.  Não explorei muito da ilha, pois quero voltar no verão, mas deixo aqui algumas dicas para que vc explore mais. Vc pode circundar toda a ilha e com boas estradas.

Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

Comecem por Porto Moniz, costa norte da ilha. Maravilhoso, lindo, demais! Porto Moniz é um município da ilha que fica a 51 km de Funchal e o trajeto dura cerca de 45 a 50 minutos. Tem como principal atração, suas piscinas naturais, compostas por rochas vulcânicas e enchidas pela maré com suas águas cristalinas. Aqui recomendo uma visita e não aceito desculpas. Vc não vai se arrepender, a começar pelo caminho, que é lindo. E se quiser almoçar por aqui, aproveita o Restaurante Cachalote, um local privilegiado. Além de Porto Moniz, ainda tem a Ponta de São Lourenço, a leste da ilha e muito mais, é só querer explorar.

 Porto Moniz - Ilha da Madeira

Porto Moniz - Ilha da Madeira

Piscinas Naturais - Porto Moniz - Ilha da Madeira

Piscinas naturais - Porto Moniz - Ilha da Madeira

Piscina natural - Porto Moniz - Ilha da Madeira

Restaurante Cachalote - Porto Moniz - Ilha da Madeira

Acho que tão importante quanto conhecer a cultura, as atrações do local, é conhecer a gastronomia também. Então não tem como não fazer um tour gastronômico e engordar uns quilinhos. Depois a gente corre atrás do prejuízo e sofre um pouquinho, faz parte da vida. Ouvi falar de um mercado na ilha, o Mercado dos Lavradores, construído na época de 30, no centro da cidade e corri até ele. Queria ver de onde vinha tanta coisa gostosa encontrada na ilha. Aqui encontramos as cores, os sabores e a tradição da ilha, com alguns vendedores ainda vestidos com o típico fato(traje) madeirense e suas cores vivas. Vale a pena uma visita.



Mercado dos Lavradores - Funchal - Ilha da Madeira

Interior do Mercado dos Lavradores - Funchal - Ilha da Madeira

Produtos do Mercado dos Lavradores - Funchal - Ilha da Madeira


Vendedora com traje típico da Ilha da Madeira

Por falar em sabores, fomos recebidos no aeroporto na nossa chegada, pelo pessoal da fábrica Ribeiro Seco, com seus produtos feitos com mel de cana de açúcar...delícia! Não me saia da Ilha da Madeira sem experimentar o seu bolo de mel e as broas de mel, demais! Não me contive e até trouxe para casa, de tanto que gostei.



Visitar o primeiro núcleo histórico de Funchal, o de Santa Maria, também foi uma excelente opção. Neste lugar, que já foi subúrbio da cidade, hoje podemos encontrar lojas de artesanato e o local ideal para desfrutar de boas comidas. Muitos dos restaurantes são especializados em frutos do mar e em um deles vc pode até ouvir fado...estou fora...rsrsrs. Não consigo gostar de tanta tristeza, mas tem quem goste. Aqui vc também vai encontrar o Projeto Arte Portas Abertas, onde espaços deteriorados, lojas abandonadas, portas de casas, ganham nova vida com muita arte.




Zona Histórica de Funchal - Ilha da Madeira

 Porta com arte - Zona Histórica - Funchal

 Porta com arte - Zona Histórica - Funchal

Porta com arte - Zona Histórica - Funchal

Porta com arte - Zona Histórica - Funchal

Agora chega de tanto blá blá blá e vamos saborear um pouco das tentações da Ilha da Madeira, afinal de contas, aqui se come muito bem. São muitas opções, mas deixo aqui os que mais gostei. Quer começar pelo típico da Ilha e que se come a verdadeira espetada regional, tão famosa por lá? Vai no Casa Madeirense Restaurante, cozinha madeirense. O Le Jardin Restaurante, amei, pois aqui fiz uma combinação perfeita, vejam mais abaixo. O Restaurante Goya, restaurante francês, apesar do nome espanhol...muito bom! Agora, não deixem de tentar o Restaurante IL Gallo D´Oro, super indicado, mas ficamos frustrados, só tinha reserva para fevereiro. Deve ser muito bom mesmo.

Interior da Casa Madeirense Restaurante - Funchal

Le Jardin Restaurante - Funchal

Minha combinação no Le Jardin Restaurante - Funchal

Restaurante Goya - Funchal

Interior do Restaurante IL Gallo D´Oro - Funchal

Como vcs podem ver, a Ilha da Madeira realmente é um despertar de sentimentos, emoções, sabores e paixões. Eu particularmente, amei conhecer a Ilha, mas o que eu trouxe de maior para a minha vida, além de tanta beleza na memória, foi poder usufruir da minha mais nova paixão por alguns dias e de bem pertinho, o dia todo. Ela, que fez e faz diferença nos meus dias distantes de família, do meu filho amado. Acreditem, essa garota é capaz de colorir a vida de quem quer que seja, pois ela é puro amor...Sophia, amo vc demais!

Eu e Sophia

Sophia posando pra Tia Coca

Espero que tenham gostado deste passeio pela Ilha da Madeira e que assim que der, venham correndo. Qualquer dúvida, me escreve aqui, que terei prazer em responder.