terça-feira, 9 de junho de 2015

LISBOA e PORTO...

Em Portugal o meu destaque vai para Lisboa e Porto, mas é claro que temos muito mais por aqui...Óbidos, Évora, Monsaraz, Sintra, Cascais, Serra da Estrela (tem neve!), a região do Douro, do Algarve, do Alentejo, etc. Fique certo que vc não só volta no tempo como se sente cheia de charme nestes locais...aos poucos vou colocando um pouco de cada uma. Aconselho ler sobre o país, pois se fico aqui contando tudo...tenho que escrever um livro e não um blog.

 LISBOA

 Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa

Praça do Comércio - Lisboa

Parque Eduardo VII com o Rio Tejo ao fundo - Lisboa


Porto

Porto...é a cidade que deu nome a Portugal. Cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho e a segunda maior zona urbana portuguesa.


A Ribeira - local muito frequentado por turistas, pois aqui há uma boa concentração de bares e restaurantes

 
 Praça da Liberdade - Centro do Porto


Antes de sair viajando por aí, deixo aqui algumas dicas em relação a Lisboa e Porto, o que não significa que de vez em quando elas não voltem, pois todos os dias estamos sempre descobrindo algo novo.
Visitar Lisboa é poder descobrir que o moderno também combina com o antigo e que independente da nossa idade, vivenciamos os dois com o mesmo prazer. São tantos bairros...ou sítios como se chama aqui...que estar em Portugal é viver um passado quase que presente, pois a arquitetura, os monumentos, as ruelas, os bondes elétricos.....tudo nos remete a ele. Mas, aqui também temos um novo e ativo bairro, considerando que foi construído para a Expo 98, o Parque das Nações...nele a arquitetura é bem mais moderna, com excelente projeto de urbanização e de uma nova dinâmica, já que no local acontecem diversos eventos.

As ruelas do Alfama e seus bondes elétricos - Lisboa

http://eventoclick.com/img/img_reportajes/512_1277237740_Foto_3_HotelChiado.jpg
Visão da Zona da Baixa e o Castelo de São Jorge - Lisboa

Parque das Nações - Lisboa

Parque das Nações - Lisboa


Em Lisboa temos muitos hotéis bem avaliados, mas não posso falar com veracidade, já que vim para morar e só conheço dois: Hotel 3 K Europa no centro da cidade e o Tivoli Hotel no Parque das Nações, mas conhecido como Tivoli Oriente....Bons hotéis, mas dou preferência ao 3 K Europa...Tem também os famosos Ibis, espalhados por toda cidade. O importante mesmo é saber qual o seu foco...perto do centro histórico ou mais afastado? Independente da sua opção, o metrô lhe levará aonde quiser....aqui funciona de verdade.
Hotel Tivoli Oriente - Lisboa

Hotel 3 K Europa - Lisboa

Vamos saborear Lisboa? Já que quem chega por aqui vem louco para provar a gastronomia portuguesa. Aqui mora o prazer do paladar, principalmente para os amantes do vinho, do bacalhau e dos doces portugueses, todos com muitos ovos.....não conheço ninguém que não aprecie a boa comida portuguesa, mas sinceramente, apesar de gostar muito, prefiro a brasileira. Comer um bom bacalhau não é tarefa difícil por aqui e todo turista já vem com o passaporte pra ser carimbado pelo Restaurante Solar dos Presuntos....mas, o bacalhau do Restaurante Laurentina, roteiro não turístico...Nossa! esse é demais. O vinho vc encontra a cada esquina e sendo um vinho português, geralmente não se erra no pedido, eu erraria, já que não bebo álcool algum. Os doces continua sendo a minha perdição e o meu preferido vai para o Pastel de Belém, pra variar...acho que é preferência mundial...mas tem outros famosos por aqui e geralmente cada cidade do país tem o seu doce carro chefe. Em Lisboa eu prefiro os doces do Sacolinha Padaria & Pastelaria e do L´aclair-Patisserie Francaise...hummm...me sinto mais perto de Paris...deliciosos. Ah! Não posso deixar de mencionar outros restaurantes que adoro e que repito de vez em quando, como: Restaurante Largo, Restaurante Sacramento, este a noite é mais romântico, pois no almoço é serviço buffet...e não esqueça de pedir como sobremesa, os famosos morangos à Sacramento, recheados com doce de leite e cobertos com chocolate branco e preto...delícia. Le petit CaféRestaurante UChiadoRistorante Don Castellana e o Mercado da Ribeira...aqui tem vários restaurantes, cerca de 30 espaços onde vc pode comer de tudo. 

Morangos à Sacramento - sobremesa do Restaurante Sacramento - Lisboa

Bacalhau Português

Vinho Portugês

Fábrica do Pastel de Belém - Lisboa

Doces pelas vitrines de Lisboa

Espera aí...não posso me esquecer de dizer que vcs precisam provar a Ginja ou Ginjinha...licor que adoça a capital e que é obtido a partir da maceração da fruta ginja, similar a cereja, só que uma cereja ácida. Não se sabe quando esta fruta chegou por aqui, mas dizem que veio da Ásia. É uma bebida típica de Portugal, se destacando em Óbidos, pelo seu microclima. Esta bebida geralmente é tomada em pé no balcão e muitas vezes num copinho de chocolate. Acreditem, já vi enormes filas para se experimentar essa bebida. Há pequenas casas espalhadas pela Baixa Pombalina.

Ginja - bebida típica na capital


O que não podemos deixar de ver em Lisboa? Nem sei por onde começar...mas, vamos lá: O bairro do Chiado é imperdível, com suas ruelas e muita vida, pois aqui circulam nada mais, nada menos do que mais de 8,3 milhões de turistas anuais, ou seja, é uma das zonas mais cosmopolita e movimentada da capital portuguesa. O bairro do Alfama, o mais antigo e um dos mais típicos da cidade, é conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado. Vcs gostam? Eu não...muito triste. O Castelo de São Jorge, que integra a zona nobre da antiga cidadela medieval, posicionada sobre a mais alta colina do centro histórico...lindo de se ver. A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, olhando para o rio Tejo e que durante dois séculos foi local do Palácio dos Reis de Portugal...hoje com os ministérios e alguns departamentos governamentais, continua majestosa. Se foi a Lisboa e não viu a Praça do Comércio, não foi a Lisboa...penso eu. 

Praça do Comércio - Lisboa

Bairro do Chiado - Lisboa

Castelo de São Jorge - Lisboa

Bairro do Alfama - Lisboa


Os miradouros lisboetas, com vistas de tirar o fôlego. O Oceanário, no Parque das Nações, dizem ser o segundo maior oceanário do mundo, com aves, peixes, mamíferos e outros habitantes marinhos. O Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, eleito uma das 7  maravilhas de Portugal...hoje uma das mais importantes atrações turísticas de Lisboa. A Torre de Belém, localizada a margem do rio Tejo e também considerada uma das 7 maravilhas de Portugal...aqui se encontra influências islâmicas e orientais. O Monumento aos Descobrimentos ou Padrão dos Descobrimentos como é conhecido, também em Belém. Aqui, figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses estão expostas. Os Museus, como o Museu dos Coches, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional do Traje, o Lisboa Story Centre, onde conta as memórias da capital portuguesa, inclusive com salas que reproduzem sons, cheiros e até o terremoto de 1755...e muitos outros. As Igrejas, como a Sé de Lisboa, em estilo romântico-gótico, é a mais antiga da cidade de 1147. A Igreja São Roque, sobrevivente ao terremoto de 1755 e tem mais, muito mais...que tal uma lida mais oficial sobre Lisboa e o que fazer nela?


Sé de Lisboa

Monumento aos Descobrimentos - Lisboa

Torre de Belém - Lisboa

Oceanário - Lisboa

A cidade de Porto, apesar de ser a única região do país que exporta mais do que importa, com certeza não estão se referindo a turistas. Nela vc pode chegar partindo de Lisboa: de avião, de ônibus, de carro pela auto-estrada A1 (com pedágio) e de trem, podendo sair da Estação Santa Apolônia ou da Gare do Oriente até a Estação Campanhã, não muito longe do centro da cidade do Porto. Se quiser se adiantar, compre aqui CP Passageiros. Em 3 horas de viagem vc chega a uma cidade inesquecível, sem falar que ela deu o nome ao vinho adocicado e desejado por todos os bons apreciadores da bebida, o vinho do Porto. Aqui em casa é imprescindível para acompanhar a sobremesa...
Quem vai a Porto, sai banhado por tanta história e beleza, afinal de contas a cidade é acompanhada pelo Rio Douro, que nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, banhando a cidade do Porto. Essa bela visão vc pode ter assim que chega a cidade, atravessando uma das 6 pontes construídas...Ah! não deixe de conhecer a Ponte D. Luís ou Luís I, essa é a minha preferida.
Logo abaixo da Ponte D. Luís I, fica a famosa Ribeira, lugar de grande concentração de bares e restaurantes a escolher...aqui vc se perde 3 vezes, na vista do por do sol, na comida e nos bons vinhos, que ainda que vc queira esquecê-los, é impossível, pois vc estará de frente para as Caves de vinho do Porto (vale a pena uma visita para degustação), já que todas elas estão na Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio.

Ponte D. Luís I - Porto

Porto e o seu rio Douro


Se tem um doce famoso em Porto não sei, mas só se fala  numa tal de Francesinha, um tipo de sandes (que conhecemos por sanduíche, aqui é feminino, uma sande), existe até festival. Então não saia de lá sem experimentar comer uma Francesinha, pode ser que seja a única Francesinha que vc vai comer na vida. Adoro os restaurantes de Porto e aqui indico os que repito sempre que vou por lá: Restaurante Escondidinho, Abadia Restaurante, Café Restaurante Guarany, Ristorante Toscano, Vinum Restaurante & wine bar e o famoso Café Majestic, desde 1921. Todos estes estão fora da Ribeira, a maioria pelo centro histórico. Na Ribeira vale a pena assistir o por do sol do Bar Ponte Pênsil...este aí embaixo, visto de cima da ponte, o que acham?


Bar Ponte Pênsil - Porto


Agora vamos nos enriquecer de conhecimentos históricos! Quem sabe entender melhor o homem e todo o seu significado enquanto constrói seu tempo...afinal de contas, a história esteve e estará sempre presente na nossa vida e isto nos ajuda a ser e fazer...eu acho. Comecemos pelas Igrejas, são tantas e tão belas, com seus azulejos característicos da região e cheios de mensagens. A Sé do Porto, como é conhecida, vale a pena uma visita, mas as outras também lhe tira o fôlego. O Palácio da Bolsa, que começou a ser construído em 1842 e que agora serve para diversos eventos culturais. Aqui vc pode fazer uma visita guiada. Atenção para o Salão Árabe, com legendas e teto em ouro....muito lindo.
E tem muito mais...a Torre dos Clérigos, a Casa da Música, Praça da Liberdade (Avenida dos Aliados), a Livraria Lello, esta dizem ser considerada a livraria mais bela do mundo...não sei, mas que é linda, isso é. A Rua Santa Catarina, para as boas amantes das compras, pois é quase um shopping a céu aberto. Nesta rua tem uma igreja que gosto muito a Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina. Na sua fachada principal, há destaque para o vitral que representa as almas (séc. XIX). Olhem que coisa mais bela! E essa imagem que se encontra na sua fachada...demais! A mensagem dela não consegui saber, mas acho mais interessante que a interpretação fique por conta de cada um.


Capela das Almas - Porto

São Francisco movido por meio de cordéis, manipulado por Cristo...???

Salão no Palácio da Bolsa - Porto


Ufa! Cansou? Que tal um bom hotel para descansar? Em Porto tem bons hotéis e de todos os preços, é só procurar. Eu tenho as minhas preferências e sempre os procuro por localização mais viável, pois adoro ficar no Centro Histórico. Isto nos possibilita fazer quase tudo a pé...digo quase, porque a parte mais distante e não menos interessante, podemos fazer nos famosos ônibus de turismo. Que tal dar uma olhada aqui: Tours e passeios turísticos no Porto. Eu sempre me favoreço desse meio de transporte turístico, principalmente se tenho poucos dias na cidade. Consigo olhar de forma geral e poder escolher o que quero voltar depois.
Mas, voltando aos hotéis...indico perto do Centro Histórico:  O Hotel Teatro (minha preferência), Mercure Porto Centro Hotel, Pão de Açúcar Hotel, Crowne Plaza Porto, este um pouco mais afastado do centro e mais executivo, porém excelente e para os que estão com um dinheirinho a mais, o Hotel Infante Sagres...este hotel encontra-se na lista do Small Luxury Hotels of the World...tudo de bom...loucura que as vezes fazemos, afinal de contas, se iludir de vez em quando é tão bom...mas, repetir ilusão não pode, tá!

Mercure Porto Centro Hotel - Porto

Hotel Teatro - Porto

Hotel Infante Sagres - Porto


E aí, gostaram? Mas, vamos passear mais por aí afora e depois, outro dia, voltamos a aproveitar mais um pouco de Lisboa e Porto...chamo vcs novamente, pois passear só é uma coisa e passear com os amigos, tem outro sabor. Até breve!

6 comentários:

  1. Em Abril de 2015, comemorando 18 anos de casados, organizamos nossa primeira viagem para Europa com um casal de amigos/ familiares, estes possuem outro casal de amigos que atualmente mora em Lisboa: Beto e Mary Help.
    Fomos com a programação planejada dos locais que gostaríamos de conhecer. Ao chegarmos no Aeroporto de Lisboa, a então amiga da nossa prima estava nos esperando (devemos ressaltar que nosso voo chegou na madrugada). Como só poderíamos fazer o check in, após as 14;00, Socorro nos levou para sua casa, onde havia preparado um delicioso café da manhã e virou a melhor surpresa da viagem, sugerindo novos destinos, bons restaurantes e pontos turísticos, tornando nossa viagem uma inesquecível lembrança.
    Pessoa de coração enorme, alegre, com um marido que entende tudo de vinhos (acho que ele pode acrescentar sugestões de vinhos aqui no blog, kkkk) que adoram receber e recebem como ninguém. E sem querem ostentar, viraram nossos amigos, rsrsrs. Quero muito receber vocês aqui em nossa casa. Cíntia e Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho meus amigos e nos aguardem, pois um dia estaremos aí com o mesmo prazer que tivemos em recebe-los. Um abraço

      Excluir
  2. Olá Help!!!
    Amei o seu blog!!
    Já era sem tempo vc, nos deixar aventurar nas suas aventuras e nos contagiar com a sua alegria de viver.
    Estarei aqui sempre espiando.

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rose Mata e que bom que vc gostou...vamos viajar aqui? Um abraço

      Excluir