quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MADRID...ESPANHA


Madrid...eu tinha que voltar! Não sou muito de repetir cidades, mas estive em Madrid no verão europeu de 2014 e saí de lá correndo por conta da temperatura que passava de 40 graus. Não consegui ver muita coisa e isto me deixou inconformada. Para não sair com a impressão que Madrid não valia a pena, voltei lá no frio e foi tudo de bom! Madrid é uma linda cidade, dinâmica, moderna e cheia de alegria. 


Ruas de Madrid

Ruas de Madrid

Ruas de Madrid

O voo de Lisboa a Madrid dura cerca de 55 minutos e vc pode ir de IberiaTAPEasyjet e Air Europa, a menos de 50€, é só procurar. Mas, vc também pode fazer esta viagem de carro, que são 631 km, onde 620 são na auto-estrada, com pedágios e cerca de 7h de viagem. Tem também o trem que sai a noite da Estação Oriente no Parque das Nações em Lisboa e chega no outro dia em Madrid Chamartin, depois de 11h06m de viagem. A passagem de trem sai um pouco mais do que 50€, depende da classe em que vc quer viajar. Para ficar mais claro para vc, dê uma olhada no Trem para Madrid. Eu, particularmente, acho mais vantagem de avião, já que com antecedência, conseguimos passagem até mais barata do que de trem e com muito menos tempo de viagem.

 Avião da Iberia

 Avião da Air Europa

Trem para Madrid

Como fui passar apenas um final de semana, tive que sair com a ideia do que queria realmente ver para aproveitar o máximo da cidade. O hotel escolhido por nós foi o Hotel NH Madrid Lagasca, muito bom e em um bairro excelente, o Recoletos. Perto de bons restaurantes, boas lojas e pontos turísticos. Como sempre faço tudo a pé,  escolher bem o hotel é fundamental.

Hotel NH Madrid Lagasca - Madrid

Quarto do Hotel NH Madrid Lagasca

Madrid tem muito a oferecer, mas foi caminhando que fui à procura da Plaza Mayor, que situa-se no centro da cidade e teve origem no século XV. Ela tem 129m de comprimento e 94 de largura. Ao longo de toda a praça existem 237 varandas e sua entrada só pode ser feita através dos nove pórticos que nela existem. A Plaza Mayor sofreu três grandes incêndios em toda sua história e no último incêndio a sua reconstrução foi comandada por Juan de Villanueva, que reduziu a altura dos edifícios da praça, de 5 pisos para 3. É uma praça interessante, mas confesso, que de todas as que já vi viajando pela Espanha, essa foi a que menos gostei. 


Plaza Mayor - Madrid

Plaza Mayor - Madrid

Perto da Plaza Mayor fica a Puerta del Sol, considerado o centro histórico de Madrid e onde encontra-se o km zero das estradas espanholas, desde 1950. O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Correos e atenção aqui para o relógio da torre, que faz a contagem regressiva em toda entrada de ano novo, desde 1962, com direito a transmissão na TV até hoje. A Puerta del Sol tinha importância como local de encontro, onde as pessoas se reuniam para falarem da "Villa" desde o século do ouro espanhol. Hoje ela continua como ponto de encontro, mas acho que a conversa não é bem sobre ouro espanhol e sim outro tipo de ouro...?????

Puerta del Sol - Madrid

Puerta del Sol - Madrid

Madrid é uma cidade com imponentes avenidas e uma das principais é a Gran Via, que começa na Calle de Alcallá e termina na Plaza de España. Uma rua de importância comercial, de lazer e turística. Conhecida também como a Broadway Madrileña, com seus teatros para musicais. Nela encontra-se a maior loja da Espanha e a segunda maior loja da cadeia irlandesa, a Primark. São 12.400m2 de roupas de baixo custo. Aqui a mulherada pira.

Gran Via - Madrid

Loja da Primark - Gran Via - Madrid

Interior da Primark - Gran Via - Madrid

Já que vc encontra-se na Gran Via, não deixe de entrar no El Corte Inglês, a maior loja espanhola, na Calle Preciados e explorar um pouco da sua loja gourmet, que fica no último andar. De todas as lojas gourmet que já conheci, acho a de Madrid a melhor. Sem falar que lá, além de comprar guloseimas deliciosas, vc ainda pode saborear um pouco das tapas, comida japonesa, sorvete amorino, doces e algumas taças de vinho. Ah, eu tenho uma mania de querer conhecer novos biscoitos em cada lugar que passo e lá os meus escolhidos foram estes aí abaixo. Não me arrependi, são deliciosos e as latinhas fofas. 

Loja Gourmet da El Corte Inglés - Madrid

Variedades na Loja Gourmet do El Corte Inglés - Madrid

Biscoitos da Loja Gourmet do El Corte Inglés - Madrid

Por falar em comida, que tal fazer uma boquinha e prestigiar as comidas espanholas? Adoro o Jamon (presunto) ibérico, tudo de bom. E se vem acompanhado de um melão, demais! Já provaram?  Bem, escolher restaurantes em Madrid, é complicado. Vc não sabe pra onde ir, são tantas opções. Ao chegar a noite em Madrid, fomos jantar por perto do hotel mesmo e por recomendação do recepcionista. O restaurante indicado por ele foi o La Trainera, que segundo ele, é considerado o melhor restaurante de Madrid. Sei não, comi melhor depois e achei um restaurante frio. Mas, é de fato uma boa comida, só que não valeu o custo benefício. Um outro que comemos e amamos, foi o El Rincon de Goya, muito bommmmmm. Teve também o El Pato Mudo, delicioso e bem típico e o O´Caldiño, que não deixou a desejar. Ah, não posso deixar de mencionar aqui o A&G Madrid, que apesar de encontrarmos fechado, é referência em qualquer lugar do mundo...maravilhoso.


Restaurante La Trainera - Madrid

Interior do La Trainera - Madrid

 Restaurante El Rincon de Goya - Madrid

Interior do Restaurante El Rincon de Goya - Madrid

Restaurante El Pato Mudo - Madrid

Interior do Restaurante El Pato Mudo - Madrid

 Taberna O´Caldiño - Madrid

Interior da Taberna O´Caldiño - Madrid

Antes de sairmos do papo de comida, quero que vcs conheçam também o Mercado San Miguel. Sabe como é, adoro um tour gastronômico e conhecer os sabores de cada lugar para mim é um diferencial na viagem. Eu salivei neste mercado. A vontade era de provar de tudo um pouco. E o colorido? Nossa! De encher os olhos. Não deixa de ir lá, tá! É bonito, limpo e gostoso. Ah, fica bem perto da Plaza Mayor, é só pegar um dos pórticos dela que já sai na frente do mercado. Então, não tem desculpa.

Mercado de San Miguel - Madrid

Interior do Mercado San Miguel - Madrid

 Doces do Mercado San Miguel - Madrid

Frutas do Mercado San Miguel - Madrid

Vc também não pode deixar de ir conhecer a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, que é uma mistura de vários estilos: neoclássico, neogótico e neorromânico. É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa, o João Paulo II, em 15 de junho de 1993. Para que vc possa visitar por  dentro, dê uma olhada Aqui e veja o seu horário para o público. Ela foi construída juntamente com o Palácio Real de Madrid, que por sinal, é imperdível. Eu não tinha ideia da grandiosidade que era esse palácio por dentro, mas confesso que em alguns ambientes, ele consegue ganhar do de Versalhes (dizem que é a versão espanhola do de Versalhes). 


Catedral de Santa Maria a Real de Almudena - Madrid

Catedral de Santa Maria a Real de Almudena - Madrid

O Palácio Real de Madrid tem origem no séc. IX e é o maior palácio real na Europa. Na noite de natal de 1734, o palácio não resistiu a um incêndio que durou três dias. Filipe V foi quem desejou que se reconstruísse o palácio no mesmo local, simbolizando a continuidade da monarquia espanhola. Hoje o palácio continua sendo, oficialmente, a residência do Rei da Espanha. Na atualidade, ele é usado apenas para eventos de gala, almoços, recepções oficiais, entregas de prêmios e audiências, pois o rei, e sua família, optou por viver em um palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela. Infelizmente foi proibido fotografar internamente, mas fiquem atentos às maravilhosas salas, principalmente a sala de porcelanas, linda demais! A decoração interna do palácio leva nomes de vários artistas famosos, como: Goya, Velásquez, El Greco e muito mais.Vai lá e me fala depois.


Palácio Real de Madrid

Palácio Real de Madrid

Em frente à fachada norte do Palácio Real de Madrid fica o Jardines de Sabatini, que fica aberto ao público das 9h às 21h. Ele foi construído nos ano 30 do séc. XX e em 1972 foi renovado, com a construção das escadarias monumentais. Vale a pena uma visita, ocupa uma extensão de 2,54 hectares. É um belo jardim.


Jardines de Sabatini - Madrid

Jardines de Sabatini - Madrid

Jardines de Sabatini - Madrid

Bem perto do Palácio Real de Madrid, fica a Plaza de España, que é considerada a mais importante praça de Madrid. É nela que começa a Gran Via, principal artéria da cidade. Nesta praça vc vai poder ver algumas esculturas que homenageiam o escritor Miguel de Cervantes. Já que vc foi ao Palácio Real, que tal olhar um pouco pra ela, não custa nada. Agora eu vou logo avisando, nenhuma Praça da Espanha até hoje ganhou da Praça da Espanha de Sevilha...nunca vi igual...Demais! Vai ficar na minha mente pra sempre.

Plaza de España - Madrid

Estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança - Plaza de España - Madrid

Plaza de Cibeles que já se chamou a Praça de Madrid, é outro belo lugar a visitar. No centro da praça situa-se a famosa Fuente de Cibeles, esculpida em 1782. Em cada uma das quatros esquinas desta praça, encontra-se belos edifícios construídos entre o séc. XVIII e XX. São eles: O Palácio de Buenavista ou Cuartel General del Ejército, de 1777 e o mais antigo de todos, o Palácio de Linares ou Casa de América, o Palácio de Comunicaciones e a atual Prefeitura de Madrid desde 2007 (o meu preferido) e o Banco de Espanha.

Plaza de Cibeles - Madrid

Fuente de Cibeles - Madrid

Cuartel General del Ejército - Plaza de Cibeles - Madrid

Casa de América- Plaza de Cibeles - Madrid

Palácio de Comunicaciones - Plaza de Cibeles - Madrid

Banco de Espanha - Plaza de Cibeles - Madrid

Que tal um passeio no Parque de El Retiro? Só que antes de entrar nele, vamos dar uma olhada nesta bela Puerta Alcalá? Um belo monumento a se admirar. São duas portas retangulares que são acompanhadas por três arcos. Construído em 1778 pelo rei Carlos III, para servir como porta de entrada da cidade. 

Puerta de Alcalá - Madrid


O Parque de El Retiro foi criado entre 1630 e 1640 pelo cenógrafo italiano Cosme Lotti e tem uma área de 118 hectares. O rei D. Carlos III foi o primeiro a abrir os jardins aos cidadãos, mas desde que estivessem bem vestidos e lavados. Em 1808, com a invasão francesa e as tropas de Napoleão, o jardim foi destruído, mas graças a Deus, que depois da Guerra Peninsular, Fernando VII reconstruiu e abriu ao público novamente. Neste jardim vc vai poder ver as fontes das Galápagos, da Alcachofra e ainda do Anjo Caído, obra de Ricardo Bellver. No Campo Grande vc poderá apreciar o Palácio de Cristal e o Palácio de Velásquez, obra de Ricardo Velásquez Bosco.

Frente do Parque de El Retiro - Madrid

Interior do Parque de El Retiro - Madrid

Passeio do Parque de El Retiro - Madrid

Passeio de barco no Parque de El Retiro - Madrid

Passeio do Parque de El Retiro - Madrid

Fonte das Galápagos (tartaruga) - Parque de El Retiro - Madrid

Fonte da Alcachofra - Parque de El Retiro - Madrid

Fonte do Anjo Caído - Parque de El Retiro - Madrid

O Palácio de Cristal é uma beleza a parte, se sobressai no parque e não tem como vc não querer entrar nele. Trata-se de uma estufa que foi construída em 1887 com o objetivo de cultivar plantas exóticas. No início acolheu uma exposição de plantas da flora argentina. O projeto deste palácio é do Velásquez e tem forma de uma cruz grega. Atualmente este palácio serve para exposições de artes contemporâneas, das quais testemunhei uma por lá.

Palácio de Cristal - Parque de El Retiro - Madrid

Interior do Palácio de Cristal - Parque de El Retiro - Madrid

Interior do Palácio de Cristal

O Palácio de Velásquez foi construído entre 1881 e 1883 para a celebração da Exposição Nacional de Mineração. Seu arquiteto foi o Velásquez que liderou o projeto, assim como levou seu nome no palácio. Atualmente ele pertence ao Ministério da Cultura e é dedicado a exposições temporárias do Centro de Arte Reina Sofia Museu Nacional.

Palácio de Velásquez - Parque de El Retiro - Madrid

Por falar na Rainha Sofia, se vcs tiverem tempo, pois eu não tive, dê uma olhadinha no que me foi bastante recomendado, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Atualmente ele abriga excelentes coleções de arte do séc. XX e é considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna de toda a Europa. Vai lá e não esquece de me contar, ok? Tem também outros museus que valem muito a pena serem visitados, como o Museu del Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza, etc. Ah, tem também o show de dança flamenca, mas como eu já conheço, não quis repetir, embora seja muito bonito de se ver. Se vc não conhece, vai ver sim, vc vai amar. Dizem que o show do Cardamomo Flamenco Madrid, é um dos melhores, recomendado até pelo New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário