Ok! Eu sei que não sou a Juliette Binoche e que meu marido não é o Daniel Day-Lewis do filme "A Insustentável Leveza do Ser", que se passou em 1968 em Praga. Mas, sou a Help da Insustentável Vontade de Ser... De ser eu, de ser feliz, de ser amiga e de viajar. Praga era um sonho a ser realizado e que bom que sonhos existem, pois nos levam pra frente, atrás deles. Pensem numa cidade maravilhosaaaaaaa, amei conhecer. Linda, festiva, alegre, pura arte e "ele" que amo de paixão, encontra-se lá, o Trdelnik. Ele é feito de massa de pão enrolado em uma vara e grelhado. Depois de pronto, coberto com açúcar e canela e pode também ser recheado com sorvete e doces....hummmmmm, só de pensar, já quero um. Dizem que é criação da Hungria, mas já se espalha por toda a Europa Central.
O voo de Lisboa para Praga pela TAP durou 2h05m e quando menos esperei, já estava no Aeroporto Internacional de Praga. O aeroporto fica a 20 km do centro da cidade, então pela proximidade, resolvemos pegar um taxi até o hotel. O nosso hotel dessa vez foi o Hotel Sovereign, bom e com ótimo café da manhã. A localização então, nem se fala, ficamos muito próximos de todos os pontos turísticos. Fizemos todos eles a pé. Verdade seja dita, qualquer distância pra nós que chegue até 2 km é perto...
Praga - RT
Praga - RT
Praga - RT
O voo de Lisboa para Praga pela TAP durou 2h05m e quando menos esperei, já estava no Aeroporto Internacional de Praga. O aeroporto fica a 20 km do centro da cidade, então pela proximidade, resolvemos pegar um taxi até o hotel. O nosso hotel dessa vez foi o Hotel Sovereign, bom e com ótimo café da manhã. A localização então, nem se fala, ficamos muito próximos de todos os pontos turísticos. Fizemos todos eles a pé. Verdade seja dita, qualquer distância pra nós que chegue até 2 km é perto...
Hotel Sovereign - Praga
Quarto do Hotel Sovereign - Praga
Como chegamos no final da tarde e já era verão (mais horas de sol), deu pra dar uma voltinha pela centro da cidade. O centro histórico de Praga é muito vivo, muito alegre com o vai e vem dos turistas. Mas, alguns estarão sempre parados a espera de todas as horas do Relógio Astronômico da antiga Prefeitura de Praga. Isto porque a cada hora, portas pequenas se abrem e algumas figuras em madeira (os apóstolos, o Cristo, as alegorias da morte e da vaidade e o anjo Gabriel) aparecem para enfatizar as horas do dia e da noite. Eu também fiquei, já que só faltavam 5 minutos para às 17h e estava curiosa para ver. Este relógio foi construído no séc. XV e possui duas esferas, uma em cima que indica a hora, posição do sol, da lua e dos planetas e um mais embaixo representando um calendário dos meses dos anos e seus correspondentes signos. Se o ano é bissexto, a roda fica sem se mover por uma noite.
A antiga Prefeitura fica na Praça da Cidade Velha e é possível visitar sua sala de audiência, a capela que protege as engrenagens do relógio astronômico, o subsolo com os antigos vestígios de ruas, casas e lojas de alguns moradores de uma Praga românica e gótica no passado. Depois vc ainda pode subir na torre do relógio e registrar uma das melhores vistas da cidade. Praga é uma cidade deslumbrante!
Praga tem uma das mais belas praças/avenidas que se pode ver em uma cidade, a Wenceslas Square ou a Praça Venceslau. É nela que acontecem as grandes festas da cidade. No passado já foi mercado de cavalos e também palco de grandes manifestações da população Tcheca. Hoje esta rua é repleta de hotéis, cafés e muitas lojas. Um bom passeio para os turistas. Visualizar as fachadas dos seus prédios com seus vários estilos, também faz encher os olhos de qualquer um. No final dessa rua, bem em frente a estátua de Venceslau(Duque e Governador no passado, hoje venerado como santo pela igreja católica), encontra-se o Museu Nacional de Praga. Na minha passagem pela cidade, estava em reforma. Ao seu lado fica um prédio todo de vidro que é o National Museum New Building, que é o Novo Museu Nacional, aberto para visitação, enquanto o outro está em reforma. Quando chegamos nele, infelizmente encontrava-se fechado para algum conserto. Quem é turista passa por isso, não é mesmo?
Como já era noite e a fome bateu, procuramos um bom lugar para jantar e vcs já sabem, se vejo um Hard Rock Café pela frente, não resisto, acabei nele mesmo e adorei o de Praga. A cidade tem excelentes restaurantes e se eu sempre falei que Lisboa não tem como visitar todos os seus restaurantes, mudei de opinião ao conhecer Praga. Aqui sim tem uma grande variedade! Além do HRC, também conhecemos o La Finestra in Cucina, uma excelente cozinha italiana e o Restaurante Oblaca, que encontra-se no topo da Torre de TV. Este último com uma vista maravilhosa da cidade de Praga. Não deixem de conhecer!
Esta é a cidade das esculturas e cada uma mais inusitada do que a outra. Vale destacar os trabalhos de David Cerny, artista tcheco, polêmico, que espalhou suas obras pela cidade. Uma delas fica no teto da Lucerna Palace Art Noveau, onde um antigo rei, o Venceslau, que virou santo, encontra-se montado na barriga de uma cavalo de cabeça pra baixo, aparentemente morto. Outra obra do David Cerny bastante visitada também e que fica em um movimentado centro comercial é a cabeça giratória em homenagem ao Franz kafka (lembram-se dele? O famoso escritor da obra "A Metamorfose" - 1916 e que nasceu em Praga). Esta enorme escultura espelhada foi instalada em 2014, pesa cerca de 45 toneladas e possui 42 camadas de aço inoxidável.
Praça/Avenida Venceslau - Praga
Fachada do Hotel Europa na Avenida Venceslau - Praga
Estátua do Venceslau - Praga
Museu Nacional de Praga ao fundo
Hard Rock Café - Praga
La Finestra in Cucina - Praga
Oblaca Restaurant - Praga
Cavalo de cabeça pra baixo e o rei Venceslau - Praga
Cabeça de Franz kafka - Praga
Praga para mim não passa de um grande museu a céu aberto, onde o artista David Cerny contribui para uma Praga mais contemporânea. Suas obras trazem espantos, sorrisos e tudo isso colabora para que vc amplie seus conceitos. Com certeza, sua obra mais visitada na cidade é "O Mijo"(2004), onde duas estátuas masculinas urinam frente a frente em cima do mapa do país e possuem um mecanismo que permitem mijarem em várias direções. Dizem que é um protesto do artista contra a corrupção do país. Tem também o Sigmund Freud, suspenso num mastro por uma só mão, onde o artista quis representar o Freud numa aparente tentativa de suicídio.
"O Mijo" - obra do David Cerny - Praga
"Freud" - obra do David Cerny - Praga
Esta obra "O Mijo" fica bem em frente ao Museu Kafka, onde vc encontrará de forma interativa, a vida e obra deste tão famoso literato da República Tcheca. O Museu encontra-se bem próximo do rio de Vltava, no complexo Hergetova Cihelna. O museu abre todos os dias das 10h às 18h. Não foi possível fotografar dentro do museu.
Museu Kafka - Praga
Se quiserem conhecer um pouco mais dessa cidade maravilhosa, façam um tour de bike, tudo de bom! Quem nos conhecem de perto, sabem que somos adeptos ao exercício físico, ao esporte, mas vamos combinar, passear em uma cidade com algumas ladeiras a subir, não poderia ser diferente, pegamos bikes elétricas...rsrsrs. Nós fomos e valeu muito a pena. Fizemos lindos passeios, principalmente pelo Parque Letná, lindo, prazeroso e enormeeeeee. Esse tour, com um guia turístico, ainda nos levou ao Complexo dos Castelos com a Catedral de St.Vito, Torre Dalibor, Convento de São Jorge e a Viela Dourada. Concluímos o tour com o Convento de Strahov e sua esplêndida Biblioteca Pública do Monastério Strahov. Aqui deixo para vcs a empresa que contratamos para o tour de bike, pessoal muito atencioso: Premier Prague
Parque Letná - Praga
Complexo dos Castelos - Praga
Catedral de S. Vito - Praga
Infelizmente a Catedral encontrava-se fechada, mas ouvimos belas histórias sobre a mesma. A sua construção levou 600 anos e até 1836, era nela que os reis eram coroados. As suas torres podem ser vistas de qualquer lugar da cidade, pois algumas delas têm 96,5 metro de altura. Também é nela que até hoje, encontram-se os restos mortais dos reis, imperadores, príncipes e futuros santos. As jóias da coroa estão guardadas nela e atualmente a Catedral é a sede do Arcebispado de Praga. Se vc puder visitar a sua capela, não perca tempo, pois dizem que as suas paredes estão cobertas por 1.300 pedras preciosas. Ah, que pena, daria tudo para ter visto de perto. Façam isso por mim!
Catedral de St. Vito - Praga
As torres da Catedral vistas de longe - Praga
Um dos lugares que não pode deixar de ser visitado em Praga é a Ponte Carlos, a ponte mais velha da cidade, que atravessa o Rio Vltava ou Moldava na Cidade Velha. Sua construção teve início em 1357 e só foi finalizada no início do séc. XV. A ponte tem 516 metros, apoiada em 16 arcos e decorada por 30 estátuas em ambos os lados. Para mim a mais notável é a do calvário, belíssima! A partir de 1965 todas as estátuas começaram a ser substituídas por réplicas e as originais passaram a ser exibidas no Museu Nacional.
Entrada da Ponte Carlos - Praga
Ponte Carlos - Praga
Calvário - Ponte Carlos - Praga
Sempre que viajamos para algum lugar, aparece algum amigo que já conhece e que lembra de algo muito legal que viu e que a gente precisa ver também. Claro que a gente vai atrás e que bom que a pessoa amiga tem bom gosto, pois também gostamos. Foi assim com o Museu Alphons Mucha, onde estão as obras de um artista theco, apegado a sua terra e ao seu povo, mas que só ficou famoso mesmo pelas suas obras de posters e cartazes do período parisiense (1895-1904). Vc também pode admirar seu trabalho em alguns vitrais da Catedral de St. Vito. Mucha conquistou a fama em 1894 quando criou um poster para o Theatre de La Renaissance(Paris), que faria a premiére da peça grega Gismonda estrelando Sarah Bernhardt (uma das maiores atrizes da Europa à época). Ela gostou tanto do estilo do Mucha que o contratou com exclusividade para desenhar suas roupas e jóias. Poderosa, não?
Mucha Museum - Praga
Obra do Mucha - Museum Mucha - Praga
Já falei mais acima sobre as esculturas do David Cerny e repito aqui que ele estará sempre presente por toda a cidade de Praga. Foi assim na nossa visita a Torre de TV ( Zizkov Television Tower), com seus mais de 200 metros de altura e construída na época do regime comunista. Também famosa pelos bebês engatinhando e subindo por toda torre, coisas do David. Os bebês são imensos e lindos de se ver. A gente fica com vontade de subir do mesmo jeito, atrás deles. Ah, tem também um restaurante maravilhoso lá em cima que lhe oferece uma bela vista, o Oblaca Restaurante, acima citado por mim. E se vc quiser ostentar um pouquinho, que tal reservar o único quarto do seu hotel 6 estrelas, o One Room Hotel, que fica logo acima do restaurante.
Torre de TV - Praga
Torre de TV e seus bebês - Praga
One Room Hotel - Praga
Vcs já ouviram falar sobre a Casa Dançante, um prédio que é um mix de escritórios, galeria de arte e restaurantes, construído no centro de Praga entre 1994 e 1996? Desenhado pelo arquiteto Vlado Milunic, com contribuição do arquiteto canadense Frank Gehry, lembra um par de dançarinos. Originalmente teve o nome de Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers) e surgiu com planos de se tornar um centro cultural, nunca realizado. Na sua cobertura existe um restaurante, o Ginger&Fred Restaurant, com uma vista de tirar o fôlego. Como fomos depois do almoço, sentamos pelo menos no Glass Bar, ao lado do restaurante e pra variar, meu marido tomou uma taça de vinho olhando para esta bela cidade.
Casa Dançante - Praga
Ginger&Fred Restaurante - Casa Dançante - Praga
Glass Bar - Casa Dançante - Praga
Vista de cima da Casa Dançante - Praga
A alegria de Praga é contagiante e a maneira como todos procuram vivenciar a cidade, mais ainda. É caminhando pela cidade que constatamos como o país é jovem e vibrante. Não deixe de caminhar as margens do Rio Vltava, cheio de belas e antigas pontes. E se quiser sentar em um bar ao final da tarde, não lhe faltará opções. Experimentamos sentar em um, que embora não tenha sido perto do rio, foi muito prazeroso e recomendo. Chama-se Anonymous Bar e dizem que aqui tem os melhores coquetéis de Praga, mas como sempre, foi pedido vinho.
E antes que eu finalize nossa viagem em Praga, não posso deixar de contar a vcs que nela existe um Muro dedicado ao John Lennon, que é uma das atrações turísticas mais procurada em Praga. Nos anos 80 John Lennon tornou-se um símbolo para as pessoas que se opunham ao governo. Os protestantes escreviam ali citações famosas das músicas de Lennon, assim como expressavam sentimentos pessoais acerca dos momentos vividos nessa época. O governo chegou a pintar o muro algumas vezes, mas as mensagens sempre reapareciam... o povo não deixou que o passado fosse esquecido e continuaram a grafitar e escrever nele. O passado será sempre lembrado aqui!
Muro dedicado ao John Lennon - Praga
Citações no muro dedicado ao John Lennon - Praga
Sabe de uma coisa? Vão a Praga, não deixe pra depois aquilo que vcs podem fazer já, já! Vcs vão amar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário