sexta-feira, 13 de novembro de 2015

FRANKFURT...ALEMANHA


O que Frankfurt e Rita tem em comum? Simplesmente nada ou quase tudo, já que foi a Rita, piloto comandante da TAP que nos levou até a cidade e que eu fiz questão de ir até a cabine cumprimentar. Adoro ver mulher no poder (menos aquela do Brasil). Saber que estamos em todas as profissões e que também podemos, é tão gratificante. Na TAP já são 33 mulheres piloto, onde 10 são comandantes, não é maravilhoso? A duração de voo de Lisboa a Frankfurt é em média 2h50m.

TAP no ar

Aeroporto de Frankfurt

Frankfurt é uma bela cidade e o maior centro financeiro da Europa continental. Aqui existem mais de 400 instituições financeiras e um dos aeroportos mais movimentados de todo o mundo, assim como a estação de trem, um dos maiores terminais da Europa. Ela é a única na Alemanha citada como uma das dez cidades globais alfa do mundo (Alfa representa o grupo de cidades de maior destaque e influência no cenário global). Em 2011, Frankfurt foi apontada como a sétima cidade em qualidade de vida do mundo. Então, vamos ver um pouco dela e se certificar se é isso tudo? Agora vou logo avisando, dia de domingo, fecha tudooooooo. 


Frankfurt 

Frankfurt

Frankfurt

Frankfurt


Na realidade, esta cidade entrou no meu roteiro por causa da marathona 2015, onde o meu marido que adora uma corrida participou e já que íamos, porque não aproveitar para conhecer melhor? O aeroporto de Frankfurt fica bem localizado, ou seja, 10 minutos da estação central de trem. Se vc quiser ir de metrô, é só descer até o subsolo do aeroporto e pegar a linha s8. Nós pegamos mesmo um taxi, pois sempre que chegamos não gostamos de nos arriscarmos sem conhecer. Ficamos no NH Frankfurt Messe, muito bom hotel e bem localizado. Conseguimos fazer tudo a pé, inclusive ir ao Centro Histórico, que fica a 2,2 km do hotel. 


Hotel NH Frankfurt Messe

Quarto do NH Frankfurt Messe


Chegamos em Frankfurt perto do meio dia e a fome já estava apontando. Depois de deixarmos as malas no hotel saímos a procura de um bom restaurante. Como sempre, usamos muito as dicas do TripAdvisor e o que tem por perto de bom. Ele nos indicou um restaurante chamado La Scuderia, tiro e queda. Excelente restaurante italiano e comida maravilhosa. Mas, provamos outros tão bons quanto, os quais indico aqui, como Restaurante MaredoRistorante ArmoniaCucina dele GrazieCucina Mediterraneo e Ristorante Tridico. Como vcs podem ver, a minha queda maior é pela comida italiana. Acho tão certeira viajando por aí afora e além do mais, em véspera de maratona comer massa (carboidrato) se faz necessário.


Ristorante La Scuderia - Frankfurt

Interior do Ristorante La Scuderia - Frankfurt

 Restaurante Maredo - Frankfurt

Preparando massa no Ristorante Armonia - Frankfurt

Cucina delle Grazie - Frankfurt

 Interior da Cucina delle Grazie - Frankfurt

Cucina Mediterraneo - Frankfurt

Ristorante Tridico - Frankfurt


Frankfurt difere da maioria das cidades européias, pois se trata de uma cidade bastante moderna, sempre a frente do seu tempo. Mas, não pense que ela esquece do passado não. Faz questão de conservar toda sua história e talvez por isso que nesta cidade tem tantos museus. Se vc pretende ir a todos eles, pense num tempo maior na cidade. Aqui existe uma rua onde se concentram muitos dos museus, a rua Shaumainkai, que fica a margem sul do rio Main. Um dos mais famosos daqui é o Staedel Museum, onde vc pode explorar mais de 700 anos de história da arte. Aqui vc encontrará Botticelli, Rodin, Renoir, Rembrandt e tantos outros. Mas, tem mais, muito mais, o Dialog MuseumGerman Architecture MuseumExplora Museum. São mais de 30, aproveitem. Eu adoro os interativos.

Staedel Museum - Frankfurt

Dialog Museum - Frankfurt

German Architecture Museum - Frankfurt

Explora Museum - Frankfurt

Esta bela cidade é banhada pelo rio Main, que é navegável por 388 km. Foi totalmente reconstruída depois da guerra e exatamente por isso se diferencia das outras cidades da Europa. Andando por ela, a impressão que tive é que estava em uma grande metrópole, mas Frankfurt tem aproximadamente 700 mil habitantes. Ah, não deixem de caminhar as margens do rio Main, é uma delícia.


 Rio Main - Frankfurt

Vista do Rio Main ao longo da cidade de Frankfurt

Margens do rio Main - Frankfurt

Passeando as margens do rio Main - Frankfurt

Como sempre sei que a mulherada gosta de dicas para umas comprinhas, vale lembrar aqui, que em Frankfurt tem a rua Zeil, famosa pela sua variedade de lojas e por atrair tanto turistas como locais. Ah, também não deixe de conhecer a Karstadt e a Galeria Kaufhof, com várias marcas e bem ao estilo Galeries Lafayette e o El Corte Inglés. Eu só entrei na Galeria Kaufhof e achei tudo muito caro.

Loja Karstdat - Frankfurt

Galeria Kaufhof - Frankfurt


Se vc quiser ter uma bela visão desta cidade, não deixe de subir no Main Tower, que fica na Neuen Maizer Str. 52-58, considerado o ponto mais alto da cidade. São 55 andares e 200 metros de altura. Se quiser mais detalhes, dê uma olhada aqui. No andar de número 53 encontra-se o Main Tower Restaurante & Lounge. Nós até tentamos ir nele, mas sem reservas, nem pensar. Existe uma pequena fila para subir, mas o visual vale a pena. Ele é esse edifício redondo mais abaixo.

Main Tower - Frankfurt

 Vista da cidade do Main Tower - Frankfurt

Vista da cidade do Main Tower - Frankfurt

Em Frankfurt vc também pode visitar um dos pontos que talvez mais receba turistas, a Casa Goethe, onde nasceu o famoso escritor alemão Johann Wolfgang Goethe. Ela fica no centro da cidade e são quatro andares com os móveis e a decoração de forma fiel aos anos em que ele viveu ali. Atenção para a biblioteca com seus livros preservados. Goethe se interessava pela cultura de todo o mundo, inclusive pelo Brasil também, onde tem alguns títulos falando sobre a nossa cultura. Por falar em livros, eu soube que no mês de outubro acontece em Frankfurt a Feira Internacional do Livro, a maior do gênero já conhecida no mundo.

Casa Goethe - Frankfurt

A cidade conseguiu reconstruir o seu Centro Histórico como era antes da guerra e é nele que encontramos o que sempre tivemos idéia de uma cidade alemã, com suas casas rústicas e em madeira. Vc só precisa ter como destino a Praça Romerberg, pois aqui é o ponto principal do Centro Histórico. São muitos turistas e lojinhas de souvenir, assim como restaurantes também. A Alemanha é famosa pelas suas feiras de Natal e é aqui em dezembro, nesta praça, que acontece a de Frankfurt. Tem também a Catedral (Kaiserdom), igreja católica de estilo gótico e que vc pode visitar e aproveitar para agradecer por tantas descobertas na sua vida. Na entrada da Catedral me chamou atenção as várias bíblias à disposição, como uma forma de se servir da palavra de Deus.

 Centro Histórico - Frankfurt

Centro Histórico - Frankfurt

Catedral de Frankfurt

Agradecendo sempre a Deus - Catedral de Frankfurt

Bíblias - Catedral de Frankfurt

Andando pela  cidade dou de cara com um grande contraste comparado a modernidade que Frankfurt tem, a Torre de Eschenheim, antiga fortaleza medieval do séc. XV. Ela tem 47 metros de altura e 8 andares. Foi construída entre 1426 e 1428 para ser uma torre de vigilância, mas também chegou a ser uma prisão. É considerada um dos símbolos de Frankfurt e foi a única edificação que se manteve em pé na guerra.

Torre de Eschenheim - Frankfurt

Não tive a oportunidade de entrar no Teatro Municipal, o El Alter Oper, desenhado pelo arquiteto Berlinés Richard Lucae, originalmente com capacidade para 2.000 pessoas sentadas, mas que foi destruído quase totalmente na guerra. No início se pensou em demolí-lo e construir outro, mas o governo decidiu escutar o povo e refez o exterior e o lobby tal como era. Na parte interior já foi construído de forma mais moderna. Hoje é um complexo que tem vários salões de concertos e um centro de congressos. A ópera de Frankfurt é considerada uma das melhores da Alemanha e dizem que a orquestra da casa é uma das melhores da Europa. Não entrei, mas passei na frente e fotografei pra vcs. Achei ele tão lindo, o que acham?

Teatro Municipal - Frankfurt

Bem, apesar de ter sido apenas três dias na cidade, acho que deu pra ter uma noção do que é Frankfurt e do seu tempo a frente de muitas cidades da Europa. O tempo que me restou foi para me concentrar na maratona, pois não corro, mas ficar de apoio também não é nada fácil, principalmente no que diz respeito aos registros. Se falho, tenho problemas, acreditem...rsrsrs. E como prova de que não falhei, deixo aqui registrado, uma homenagem a esses corajosos campeões, pois 42 km não é pra todo mundo não. Registro de um momento feliz e tão essencial para a vida: correr atrás dos seus sonhos. Assim como eles, corram atrás também. Até a próxima.

Brasil na marathona de Frankfurt


2 comentários:

  1. Mary Help, adorei a matéria. A última foto ficou 10!!! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Lígia e concordo com vc, a última foto tem amigos e vida. Bjs

      Excluir