Estamos quites, pois agora já não devemos tanto aos portugueses por terem descoberto o nosso Brasil, afinal de contas, eu descobri o Jardim Buddha Eden para eles...rsrsrs. Brincadeiras à parte, sempre que pergunto a algum português se conhece o Budha Eden, me respondem que não e nem ao menos sabem onde fica. É claro que tem quem conheça, mas acho que não são muitos. Sabe aquela história que o estrangeiro conhece mais do que quem é de casa? O Buddha Eden é o maior jardim oriental encontrado na Europa e fica na Quinta dos Loridos em Bombarral, Portugal.
Entrada do Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT
Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT
Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT
Aqui foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito entre Budas, pagodes (construção tipicamente chinesa), estátuas de terracota (700 soldados) e várias esculturas distribuídas por todo o jardim. São 35 hectares de muita beleza. Este jardim foi criado em 2001 pelo Comendador José Berardo em protesto contra a destruição dos Budas gigantes de Bamyan, monumentos únicos do Patrimônio da Humanidade. Chocado com esta grande barbárie cultural, acontecido no Governo Talibã, o Comendador resolveu prestar uma homenagem a aqueles que foram durante séculos referências culturais e espirituais. Vc não pode perder.
Buda no Jardim Buddha Eden - PT
Pagode - Jardim Buddha Eden - PT
Soldados de terracota pintados a mão - Jardim Buddha Eden - PT
Escultura de Fernando Botero - Jardim Buddha Eden - PT
Escultura de David Breuer-Weil - Jardim Buddha Eden - PT
Escultura de Zadok Ben-David - Jardim Buddha Eden - PT
De Lisboa ao Jardim Buddha Eden são 77 km, cerca de 1 hora de viagem, pela A8 em direção a Bombarral. Se vc não for de carro, pode pegar o trem até Bombarral na Estação Santa Apolônia em Lisboa. De Bombarral até o Buddha Eden são 4,3 km. A entrada para o jardim custa apenas €2,50 e crianças até 12 anos não paga. Se for no verão, aconselho vc ir pela manhã cedo (abre às 9:00) ou mais para o final da tarde (fecha às 18:00), pois no meio do dia é cruel. O portão de entrada encerra-se às 17:30. Para aqueles que estiverem com pouca mobilidade para caminhar, lá dentro tem um trenzinho para fazer o passeio que custa €3,00. O jardim só fecha no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro. Dê uma olhadinha na página oficial do Buddha Eden e fique por dentro de todos os detalhes.
Autoestrada A8 - PT
Estação Santa Apolônia - Lisboa - PT
O jardim é conhecido como o "Jardim da Paz" e é um excelente espaço para passar um bom tempo a contemplar, meditar ou mesmo se distrair com a família. Aqui todos são bem-vindos, independente de religião, etnia ou nacionalidade. Deixe pelo menos a metade de um dia para usufruir deste maravilhoso lugar. Agora não se espante se por acaso ver pessoas trabalhando no local, pois dizem que este jardim já ganhou estatuto de obra inacabada e que a previsão de conclusão dele é para 2020. Melhor para todos nós, pois cada vez que vou lá encontro outras maravilhas para encher meus olhos e para tirar belas fotografias.
Anfiteatro - Jardim Buddha Eden - PT
Jardim Buddha Eden - PT
Aproveitando para registrar - Buddha Eden - PT
Neste jardim há inúmeras, diversas e grandiosas esculturas, assim como imensos espaços com plantas exóticas e muita natureza. Assim que vc entra já se deslumbra com uma escadaria central vermelha, seguida por grandes Budas dourados. No lago é possível observar os peixes KOI (as conhecidas carpas), que são símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade para os japoneses. Tem também os dragões em mármore, muito lindo.
Escultura no Jardim Buddha Eden (Mais de 20m) - PT
Escultura no Jardim Buddha Eden - PT
Escultura no Jardim Buddha Eden - PT
Grandes espaços verdes - Jardim Buddha Eden - PT
Budas dourados no Jardim Buddha Eden - PT
Lago do Jardim Buddha Eden - PT
Dragão esculpido em mármore - Jardim Buddha Eden - PT
Neste jardim não é permitido fazer piquenique, mas a 1 km de distância existe o Santuário do Bom Jesus com um parque apropriado para piqueniques. Então, depois que vc alimentar a alma no Buddha Eden, vc pode alimentar o corpo. Ah, também não são permitidos animais no jardim, a não ser que seja cães com trela ou peitoral, devidamente identificados. No Jardim vc também poderá encontrar um snack-bar e restaurante (self-service), caso queira fazer alguma refeição por lá, um lanche ou tomar apenas um cafezinho. Eles tem preço especial para grupos.
Restaurante do Jardim Buddha Eden - PT
Belas esculturas na frente do Restaurante - Jardim Buddha Eden - PT
O Buddha Eden fica na Quinta dos Loridos e lá também se encontra uma loja de vinhos Bacalhôa, onde vc poderá fazer provas deles na loja mesmo ou na adega antiga do solar do jardim. As provas são feitas com 6 pessoas no mínimo, mas é preciso fazer reserva antecipadamente: www.winetourismportugal.com. A escolha do vinho poderá ser feita por vc mesmo ou pode consultar o site para maior informação sobre os vinhos a provar. Essas provas podem ser feitas de segunda a sexta-feira. Quem visita o jardim acaba tendo que passar pela loja para sair do local...sabe como é, não é a toa...rsrsrs. Mas, sempre que passei, teve uma amostra grátis de um vinho escolhido por eles.
Loja de Vinhos Bacalhôa no Jardim Buddha Eden - PT
A Quinta dos Loridos também conta com vários espaços para eventos, entre eles um que tem capacidade para até 350 pessoas. Tem também o Pátio do Solar dos Loridos com possibilidade para montagem de tendas. O contato para maiores informações por e-mail é visitas@loridos.com.
Quinta dos Loridos - Jardim Buddha Eden - PT
Para quem só visita o local e não pretende comer por lá, eu tenho uma excelente dica de restaurante que fica muito perto do jardim, só a 900m. É o Restaurante Mãe D´Água, muito bom, excelente atendimento, adorei. Ele fica na Rua 13 de maio, 26 - Carvalhal.
Restaurante Mãe D´Água - Carvalhal - PT
Interior do Restaurante Mãe D´Água - Carvalhal - PT
Então gente, vindo a Portugal, não esqueçam de conhecer essa maravilha que é o jardim Buddha Eden. Tenho certeza que vcs não se arrependerão e ainda vão ficar pensando: "Que bom que li o blog Oxente, se eu fui, tu vai".
Nenhum comentário:
Postar um comentário