Comunidade autônoma do País Basco, Espanha. Cidade que almejamos muito conhecer antes mesmo de partir, pois o melhor das férias é começar a viajar nos planos, não é mesmo? Bilbao recebeu o Prêmio Mundial das Cidades pela qualidade do urbanismo. Prêmio concedido pelo estado de Singapura em 2010. Eu particularmente acho que foi mais do que merecido. Bilbao é realmente uma linda cidade com uma bela arquitetura, onde podemos ver o antigo e o moderno juntos.
Ao entrar na cidade já dei de cara com o Puppy, um cachorro formado por flores, medindo 16 metros de altura e idealizado por Jeff koons. Hoje este cachorro se encontra em frente ao Museu Guggenheim de Bilbao, de autoria de Frank Gehry. O Museu teve sua construção iniciada em 1992 e foi concluída 5 anos depois. Visto do rio o museu parece ter forma de barco. É uma homenagem à cidade portuária de Bilbao. As exposições do museu mudam frequentemente. Agora, quer saber? Eu achei muito mais interessante o prédio do que as exposições do momento. Para saber mais sobre esse museu, clique aqui.
Puppy - Bilbao
Museu Guggenheim de Bilbao
Museu Guggenheim de Bilbao
Em Bilbao o seu núcleo urbano principal é rodeado por duas cadeias montanhosas. Ao longo do séc. XIX e início do séc. XX houve uma forte industrialização com o início da exploração metalúrgica em 1841. Tudo isso a transformou na segunda região mais industrializada da Espanha, depois de Barcelona, lhe conferindo o título de "Cidade do Ferro". Resultado? Uma grande explosão demográfica.
Bairro Bizkaia em Bilbao
Centro Histórico de Bilbao
Plaza Nueva - Centro Histórico de Bilbao
Prédio no Centro Histórico de Bilbao
Bilbao é uma cidade com muito verde, com belos canteiros e que se estende ao longo da ria (estuário) de Bilbao e do rio Nervión. Além do Museu Guggenheim vc também pode ver o Fine Arts Museum (Museu de Belas Artes), o Doña Casilda Park...lindo, Palácio Euskalduna e algumas obras espalhadas ao longo da ria.
Pelas ruas de Bilbao
Rio Nervión em Bilbao
Museu de Belas Artes - Bilbao
Doña Casilda Park - Bilbao
Palácio Euskalduna - Bilbao
Obra Mamá (Maman), 1999 (fundido em 2001) - Bilbao
Doña Casilda Park - Bilbao
Palácio Euskalduna - Bilbao
Obra Mamá (Maman), 1999 (fundido em 2001) - Bilbao
Portugalete, município da província de Vizcaya, país Basco - Espanha, pertence à comarca da Gran Bilbao. É aqui que está a primeira ponte colgante (suspensa) do mundo.
Portugalete - Gran Bilbao
Portugalete - Gran Bilbao
A Ponte Colgante de Portugalete, como é conhecida, fica entre as cidades de Portugalete e Getxo, ambas vizinhas a Bilbao, cerca de 12 km. Para conhecer a ponte vc só precisa pegar o metrô sentido Kabiezes, descendo em Portugalete (feito por nós) ou sentido Plentzia, descendo em Areeta (segundo informações). Como tudo que é novo aos nossos olhos, foi surpreendente. Eu sou do tempo que quem tem que atravessar a ponte somos nós, seja de carro ou a pé, mas ser atravessada pela ponte, foi demais. A ponte faz a viagem tanto com carros como com pessoas.
Ponte Colgante de Portugalete
Viagem dos carros e pessoas pela ponte
Ponte Colgante de Portugalete
Em Portugalete, assim como Bilbao, vc pode falar inglês, espanhol, mas se vc quiser arrasar mesmo, chegar chegando, fale basco...é tão fácil...rsrsrs.
Espanhol/Basco
Basco
Quanto a dormir em Bilbao, posso falar com precisão sobre o Meliá Hotel Bilbao, pois foi nele que ficamos. Excelente hotel e mesmo um pouco distante do Centro Histórico, ele fica perto de muitos pontos turísticos, assim como o Museu Guggenheim. Ah, também vizinho ao Centro Comercial Zubiarte. Recomendo que vcs façam o mesmo, se não for o mesmo hotel, que seja o mesmo bairro. Acho que o Centro histórico aqui não vai acrescentar muita coisa como um bom roteiro turístico.
Meliá Hotel Bilbao
Quarto do Meliá Hotel Bilbao
Piscina do Meliá Hotel Bilbao
Centro Comercial Zubiarte - Bilbao
Bilbao também tem bons restaurantes e se come muito bem, mas eles fecham as suas cozinhas às 15 horas e tentar achar um que lhe sirva almoço depois desse horário, impossível. O máximo que vc pode conseguir deles e daqueles que oferecem, são os famosos pintxos, conhecidos também como tapas em algumas cidades espanholas. Pintxos, como são chamados no País Basco, são pequenas porções de comida (com ou sem pão) que é servido geralmente no próprio balcão. Cada região do país tem as suas. Experimentei os pintxos do Restaurante Las Cepas e amei...
Restaurante Las Cepas - Bilbao
Barra de Pintxos - Bilbao
Como perdemos a hora do almoço, tivemos que optar também pelos restaurantes do Centro Comercial Zubiarte e um que recomendo demais é o Restaurante La Mafia, comida italiana e pratos deliciosos.
Restaurante La Mafia - Bilbao
Interior do Restaurante La Mafia - Bilbao
Prato tagliatelle ao nero com gambone - La Mafia
Sobremesa brownie invertido - La Mafia
Ah, antes que eu esqueça de falar é muito comum nas cidades espanholas a famosa siesta, que acontece geralmente das 14 às 17 horas, horário que pode variar...eita, vida boa. Penso eu que só pode ser por causa do vinho que eles tomam no almoço e depois vão dormir...rsrsrs. Em compensação algumas lojas fecham bem mais tarde, as vezes ficam abertas até às 22 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário