E lá vamos nós...uhuuuuuu! Vamos combinar: Falar Bordeaux é bem mais chique do que Bordéus, então como eu e vcs (meus leitores) somos chiques, vamos tratar aqui de Bordeaux, Ok? Rsrs. Bordeaux nos espera e eu espero que ela seja tudo que eu sempre pensei: Imperdível! Saindo de Bilbao e pegando a AP-8 e A63, são 335 km, moleza. Mas, aqui quero ressaltar que achei a autovia muito movimentada e foi nesse trecho que tive um pouco de medo. Muitos caminhões, me senti no Brasil. E entrar na cidade foi uma loucura, congestionamento enorme.
Tráfego de caminhões nas autovias francesas
Bordeaux é a capital e a maior cidade do Departamento da Gironda (estuário da Gironda) no sudoeste da França e foi a capital francesa por alguns meses durante a Primeira Guerra Mundial. É atravessada pelo rio La Garonne. Sempre ouvi falar que Bordeaux é famosa pelos vinhos, mas por ser casada com um amante do vinho, porque de bebida eu não entendo nada. O que mais me chamou atenção de cara foi a Ponte St Pierre, muito linda. Construída a pedido de Napoleão Bonaparte em 1822 é considerada umas das mais bonitas da Europa.
Ponte St Pierre - Bordeaux
Ponte St Pierre - Bordeaux
A cidade me lembrou muito Paris e não é que ela também é chamada de Petit Paris (pequena Paris) pela sua semelhança. Enquanto nós andávamos pelas ruas de Bordeaux, sim porque não existe uma maneira melhor de conhecer uma cidade do que andando pelas suas ruas, tínhamos que ficar atentos ao tramway, que transita por toda a cidade.
Ruas de Bordeaux
Ao escolher onde ficar, tenha preferência por um hotel que fique na zona central, margeando o rio La Garonne. O nosso ficou relativamente perto, mas reconheço que poderia ter ficado mais bem localizada. O hotel escolhido por nós foi o Hotel La Maison Bordeaux. O prédio que já foi o Consulado de Mônaco tinha seu charme e o quarto era muito bom. Se vc quisesse, o café da manhã poderia ser tomado no jardim. Ah, não tem recepção 24 horas, então é passado pra vc um código para que entre no hotel na hora desejada.
Jardim do Hotel para café da manhã - Bordeaux
Interior do Hotel La Maison Bordeaux
Bordeaux é muito bem servida de hotéis e restaurantes, ao gosto do freguês, como dizem por aí. Comemos muito bem em alguns restaurantes, mas o mais legal, embora um pouco acima do que planejamos pagar nesta viagem, foi o do Grand Hotel de Bordeaux. Paciência, uma vez ou outra é bom se iludir que podemos...rsrsrs. Teve também o Restaurante Le Bistro Régent, bem mais em conta.
Grand Hotel de Bordeaux
Esplanada do Restaurante do Grand Hotel Bordeaux
Le Bistro Régent - Bordeaux
O Grand Théâtre de Bordeaux, inaugurado a 17 de abril de 1780 é uma das mais antigas estruturas teatrais em madeira da Europa, sem nunca ter sido preciso a sua reconstrução. Sua fachada tem 12 colunas estilo coríntio (arte grega) e mais acima das colunas 12 estátuas representando as nove musas e três deusas (Juno, Vênus e Minerva). Infelizmente neste dia se encontrava fechado para visitas, mas bem que tentamos.
Grand Théâtre de Bordeaux
Suas 12 colunas e as 12 estátuas acima - Grand Théâtre de Bordeaux
Interior do Grand Théâtre de Bordeaux
Quer comer os deliciosos macarons e chocolates franceses? Estão espalhados por toda cidade, mas eu adorei os da doceria Maison Larnicol, de lamber os dedos. Ela fica de frente ao Grand Théâtre de Bordeaux.
Doceria Maison Larnicol - Bordeaux
Macarons da Doceria Maison Larnicol - Bordeaux
Interior da Doceria Maison Larnicol - Bordeaux
Vamos ao que a mulherada adora e muitos homens detestam: Comprassssssss. Em Bordeaux tem uma rua que é maravilhosa para as compras, tem a tão falada Farmácia Citypharma e até a Galerie Lafayette, famosa em Paris. Essa rua se chama Sainte Catherine e aqui vc enlouquece de oportunidades e de raiva porque seu companheiro não consegue lhe esperar...não merecemos.
Rua Sainte Catherine - Bordeaux
Galerie Lafayette- Bordeaux
Com compras frustradas, tive que me contentar com as belas paisagens e histórias que são guardadas em toda memória celular, muito além dos neurônios. O Miroir d´Eau (espelho d'água) em frente a Place de la Bourse, com mais de 3000m2 e 2 cm de água, é inesquecível. Achei uma idéia fantástica, principalmente para os dias de calor (pegamos 40 graus). O espelho d'água convive em harmonia com o rio La Garonne que fica do lado contrário a praça. Não deixem de vê-lo a noite também, fica ainda mais bonito.
Miroir d´Eau e a Place de La Bourse ao fundo - Bordeaux
Place de La Bourse ao fundo - Bordeaux
Miroir d´Eau a noite - Bordeaux
Bordeaux tem uma linda praça que se chama Praça de Quinconces, projetada em 1820 e seu principal monumento foi construído entre 1894 e 1902 em memória dos girondinos que caíram vítima da Revolução Francesa. Em 2003 foi instalado um sistema elétrico na região e o lugar se tornou o importante centro de transportes públicos. Na cidade também tem restos de um anfiteatro, o Palais Gallien do final do séc. I, que ainda falam de Burdigala (nome Bordeaux na época romana). Ele ainda mantém seu portão em pé e algumas paredes partidas.
Monumento na Place des Quinconces - Bordeaux
Fonte dos Girondinos na Place des Quinconces - Bordeaux
O Jardim Público é um excelente lugar para descansar, pegar uma sombra e renovar as forças para continuar a descobrir. O verde e um pequeno lago fazem dele um lugar aprazível.
Jardim Público de Bordeaux
Jardim Público de Bordeaux
Pequeno lago do Jardim Público - Bordeaux
A Basílica de St. Michael é muito conhecida pelos peregrinos da caminhada de Santiago de Compostela. Ela se encontra na lista francesa da peregrinação e é deslumbrante. Construída entre o final do séc. XIV e séc. XVI, a igreja é um monumento histórico.
Basílica de Saint Michel - Bordeaux
Catedral de Saint Andrés, erguida no séc. III, também é parada obrigatória dos peregrinos de Santiago de Compostela e chama atenção pelo seu impulso vertical e a luminosidade. A sua bela torre é vista de longe e vc perderá muito se não for vê-la de perto. A torre e a igreja foram construídas separadamente para que as baladas do sino não abalassem a estrutura da igreja.
Catedral de Saint Andrés - Bordeaux
Torre separada da Catedral de Saint Andrés - Bordeaux
Interior da Catedral de Saint Andrés - Bordeaux
Interior da Catedral de Saint Andrés de Bordeaux
Se vc tiver pouco tempo em Bordeaux, faça uso do ônibus turístico e terá uma idéia geral do que a cidade tem para lhe oferecer. Eles tem duas linhas que são a vermelha e amarela e que vc pode comprar o ticket no Office de Tourism e ainda ganhar um desconto para degustação de vinhos. O Office de Tourism fica bem perto da Place de Quinconces. Nós fizemos o da linha amarela e foi muito válido.
office de Tourism - Bordeaux
Opções de passeios - Bordeaux
Ônibus de Turismo - Bordeaux
Agora antes de terminar de falar de Bordeaux, não posso deixar de mencionar que ir a Bordeaux e não visitar um Château é como ir a Roma e não ver o Papa. Nós procuramos o mais próximo da cidade e descobrimos o Château Pape Clément que fica a 6 km de Bordeaux, em Pessac. Sei que meu marido se deslumbrou com a possibilidade de comprar vinhos, mas eu enchi os olhos com a beleza do Château.
Entrada do Château Pape Clément - Pessac
Château Pape Clément - Pessac
Videiras do Château Pape Clément - Pessac
Conclusão: Bordeaux é imperdível! Se puderem incluir ela no seu roteiro turístico, façam, não se arrependerão.
Gostei muito de ler o seu poste. Visitei esta cidade em 2013 continuação de boas viagens
ResponderExcluir