segunda-feira, 6 de julho de 2015

ÓBIDOS...


Não confunda com óbitos, pois essa Vila cheia de charme e de história nunca morreu, nem morrerá. Fica a 84 km de Lisboa e é uma linda cidade fortificada, com cerca de 2.200 habitantes, mas cheia de vida e de braços abertos para os turistas durante todo o ano. A origem desta vila se deu no séc. I e romanos, visigodos (povos germânicos) e árabes marcaram presença por aqui. Só que o melhor mesmo desta história, guardada em séculos por muralhas é que esta Vila era presente de reis para suas rainhas, assim como para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. Será que é por isso que quando a gente chega lá se sente a(o) própria(o)?


Vila de Óbidos

Vila de Óbidos cercada pela muralha

Vila de Óbidos visto por uma janela


Ao chegar em Óbidos vc já se depara com um lindo pórtico datado do séc. XVII e com a seguinte inscrição: "A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original", colocada por D. João IV em agradecimento pela proteção da padroeira.

Portal da Vila de Óbidos


Rua Direita é a rua principal da Vila de Óbidos e ela liga a porta principal da Vila até o Paço (palácio). Nela se encontram restaurantes, bares, lojas artesanais, docerias, mercado, etc.

Rua Direita sem movimento - Óbidos

Rua Direita - Óbidos

Rua Direita - Óbidos


A principal atração de Óbidos e uma das 7 maravilhas de Portugal é o Castelo de Óbidos do séc. XII. Hoje funciona uma pousada, a Pousada Castelo de Óbidos e é justamente aí onde vc se sentirá tão perto de ser um rei ou uma rainha e se tiver acompanhado(a), faça dele(a) o seu súdito(a) e viaje no tempo.  Uma manhã ou uma tarde em Óbidos já é o suficiente, mas se vc quiser descobrir a magia da noite por lá, aproveite a Pousada Castelo de Óbidos, eu aproveitei.

Castelo de Óbidos - Pousada 

Castelo de Óbidos ao fundo

Muralha do Castelo de Óbidos

Quarto da Pousada do Castelo de Óbidos

É aqui em Óbidos que vc vai poder provar a famosa Ginja, se já não provou em Lisboa. É aquele licor que já comentei aqui no blog e que é de uma fruta muito semelhante a cereja, só que mais ácida. Dizem que a Ginja de Óbidos é a melhor pelo microclima. Elas são servidas em copinhos de chocolate e vc encontra em vários lugares da Rua Direita.


Ginja em copos de chocolate - Óbidos


Ginja de Óbidos 


Em Óbidos também tem bons restaurantes e um que eu sempre repito é o Petrarum Domus. Aqui além de vc se deliciar com seus pratos, vc se sente um fidalgo(a). Já experimentei também o Restaurante Cozinha das Rainhas, onde também funciona um hotel Senhoras Rainhas. Quanto ao hotel não posso falar, mas a cozinha é maravilhosa e o ambiente muito agradável também.

Restaurante Petrarum Domus - Óbidos

Interior do Restaurante Petrarum Domus - Óbidos

Oxente, se eu fui, tu vai - Óbidos

Restaurante Cozinha das Rainhas - Óbidos

Restaurante Cozinha das Rainhas - Óbidos

Em Óbidos existem algumas festas anuais e uma delas é o Festival Internacional de Chocolate. Eu estive na festa em 2014 por acaso, pois não sabia do evento. Confesso que enchi os olhos pelos chocolates, o evento achei um pouco sem graça. As receitas dos chocolates são avaliadas por um júri internacional de especialistas. Este ano de 2015 ele aconteceu entre 16 de abril a 03 de maio. Além do Festival do Chocolate também tem o Mercado Medieval e o Festival de Ópera que acontecem entre julho e agosto e a Vila Natal, entre dezembro e janeiro.
 Gorila de chocolate - Festival Internacional de Chocolate 2014 - Óbidos

 Girafa de chocolate - Festival Internacional de Chocolate 2014 - Óbidos

Jacaré de chocolate - Festival Internacional de chocolate 2014 - Óbidos

Mercado Medieval - Óbidos

Festival de Ópera - Óbidos

Vila Natal - Óbidos


Andar por cima da muralha é imprescindível e eu aconselho para quem não conhece a Vila que faça logo ao entrar, depois que passar do pórtico. A escadaria fica a sua esquerda e é só sair seguindo o caminho para que faça toda ou pelo menos uma parte da muralha. Dela vc terá uma bela visão  panorâmica de toda a Vila. Agora, todo cuidado com os calçados, pois não existem proteções pela parte de dentro e andar com atenção fará uma grande diferença.

Pessoas caminhando na muralha - Óbidos

Eu em cima da muralha - Óbidos


Depois que vc fizer sua caminhada pela muralha não deixe de visitar toda a Vila com sua ruas estreitas tortuosas, casas brancas com barras azuis ou amarelas e fiações embutidas, tudo para manter o estilo medieval. Na Vila também existem algumas capelas e igrejas destruídas pelo terremoto de 1755 e restauradas depois, mas vale ressaltar aqui a Igreja de Santa Maria, a matriz. Foi nesta igreja que em 1444 foi realizado o casamento de Afonso V e sua prima Isabel, ele com 10 e ela com 8 anos de idade. Esta igreja fica localizada na Praça de Santa Maria que tem o pelourinho. Aproveite e dê uma olhada na Capela de São Martinho também. 

Casa branca de barras amarelas - Óbidos

 Igreja de Santa Maria - Óbidos

interior da Igreja de santa Maria - Óbidos

Pelourinho de Óbidos

Capela de São Martinho

Interior da Capela de São Martinho - Óbidos


Andar de carro por lá é quase impossível, mas tem um bom estacionamento na porta da Vila, então vc pode se aventurar e alugar um carro em Lisboa para conhecer a Vila de Óbidos. É só pegar a A8 sentido Leiria e depois a saída 15 para entrar na cidade. Se quiser ir de ônibus (autocarro) vc deve pegar a Rápida Verde na Rodoviária Tejo, que fica ao lado da estação de metrô Campo Grande e o ônibus vai lhe deixar em frente a Vila de Óbidos. De trem não aconselho, pois a estação ferroviária fica um pouco distante, além da viagem demorar 2 horas para seus 84 km. Tem ainda quem se aventure indo de taxi, mas dizem que sai em torno de 100 euros, não sei. Bem, o importante é ir, vc decide como.

Um comentário: