sexta-feira, 10 de julho de 2015

VALLADOLID - ESPANHA


Uma aventura a dois e de quatro...calma, eu explico...de quatro rodas, de carro, de automóvel. Foram 10 dias de algumas aventuras que resultaram em 9 cidades. Algumas delas só por metade de um dia, mas acreditem, valeu a pena colocar os olhos em tanta coisa bela. Na ida começamos em Valladolid, Espanha e terminamos em Bordeaux, França. Foi tudo tão lindo que resolvi colocar todas as cidades em que passei aqui e uma hora chego em Bordeaux, ok? Quem sabe assim vcs começam a pensar e se programar para vir ver de perto também. Comecem a mentalizar, isso pode dar certo...comigo sempre dá.


 Autovias na Espanha

Autovias na Espanha

Túnel na autovia da Espanha


Como falei acima, nossa primeira cidade foi Valladolid na Espanha, que fica a 585 km de Lisboa, nada que uns bons aventureiros não façam. Estrada para mim é uma terapia, seja só ou a dois. Excelente para uma DR, não tem como o cabra (o parceiro) correr dali...rsrsrs. É só pegar a A62 e A23 e quando vc menos espera chega lá, 5 horas de viajem. Não esqueçam, cheia de pedágios. Ah, tem também uns parques (estacionamentos) para descanso com mesas e em alguns até banheiros. Há sempre uma placa avisando antes.


Parque para descanso - Autovias da Espanha

Valladolid é uma bela cidade e fica ao noroeste da Península Ibérica. Até a Idade Média essa cidade não possuía uma população estável. Vi muito pouco dela, pois a intenção mesmo era só dormir para não ficar tão cansativo chegar em Bordeaux. Se era só para dormir, então fomos a "Valladormir" e eu se fosse vc ia também. Optamos por ficar no Novotel Valladolid e adoramos o hotel, inclusive o restaurante, já que chegamos tarde e não quisemos procurar algo fora.


Vista da cidade de Valladolid

Vista da cidade de Valladolid

Novotel Valladolid - Valladolid

Quarto do Novotel Valladolid - Valladolid

Restaurante do Novotel Valladolid - Valladolid

Antes de continuar viagem resolvemos conhecer pelo menos um pouco do Centro Histórico de Valladolid e não nos arrependemos. Aqui pela Europa dificilmente encontraremos um Centro Histórico que não seja interessante e rico de história. Agora cá pra nós, estou começando a achar tudo um pouco repetitivo. Os povos árabes e romanos parecem com os nordestinos (povo do nordeste do Brasil), passaram em todo canto. Fomos direto para a Plaza Mayor que é uma praça portificada, de formato retangular e cercada por edifícios.

Plaza Mayor - Valladolid

Monumento ao Conde Pedro Ansúrez - Pelo repovoamento de Valladolid

Plaza Mayor - Valladolid


Depois do Centro Histórico sempre vem a curiosidade pela Catedral, que lá é a de Nuestra Señora de la Assunción. Diferentemente de algumas pessoas, adoro ver a riqueza e os detalhes quase impossíveis na minha imaginação. Eu sei o que vc está pensando: Riqueza na Igreja? Ah, deixa isso pra lá, faz tanto tempo e depois não fiz parte disso tudo. Já que está ali, pertinho dos meus olhos, não vou mentir para vcs, adoro ver. Infelizmente ela se encontrava fechada para visitas.



Catedral de Nuestra Señora de la Assunción - Valladolid


Além da Catedral uma outra igreja me chamou muita atenção pela fachada, foi a Iglesia di San Pablo, linda com seus pequenos detalhes. Localizada na Praça de San Plabo, onde fica também o Palácio Real e o Palácio de Pimentel, que atualmente é sede da Deputação Provincial. Foi em Valladolid que faleceu o Cristovão Colombo, em 1506. Mais uma vez todas as portas estavam fechadas para nós. 

Iglesia di San Pablo - Valladolid

Detalhes da fachada da Iglesia di San Pablo - Valladolid


Palácio Real - Valladolid

Palácio de Pimentel - Valladolid


E a Iglesia de San Benito el Real que é um dos templos mais antigos de Valladolid...lindo. De estilo gótico, foi construído a partir de 1499. Esta igreja é tipo igreja-salão, pela diferença de altura dos corredores e o centro. Acho que ia ter um casamento, pois estava decorada, embora a decoração estava longe do que se faz no Brasil. Estava tudo tão simples...mas, aproveitei para fazer o caminho da noiva, que nunca tive coragem de fazer na real e para agradecer a Deus por tudo que ele opera em minha vida.

Iglesia de San Benito el Real - Valladolid

Interior da Iglesia de San Benito el real - Valladolid

Caminho da noiva

Agradecendo a Deus...sempre


Ao andar pelo centro de Valladolid vc enche os olhos com os monumentos espalhados pela cidade e para mim que adoro interagir com eles, é um prato cheio. Sempre tive a  mania de entrar na história e nem lembro que tem pessoas me olhando e deduzindo o tamanho da minha loucura e eu? Ah, não sou mesmo dali e nem vim pra ficar, então vou ser feliz.

Fuente dorada - Valladolid

Monumento a Cristóvão Colombo - Valladolid

Eu e meu amigo fazendo força na praça - Valladolid

Bem, não tive mais tempo para explorar Valladolid, mas a vontade de conhecer melhor ficou em mim. Quem sabe um dia eu volto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário