domingo, 30 de agosto de 2015

BUDDHA EDEN...QUINTA DOS LORIDOS - BOMBARRAL -PORTUGAL


Estamos quites, pois agora já não devemos tanto aos portugueses por terem descoberto o nosso Brasil, afinal de contas, eu descobri o Jardim Buddha Eden para eles...rsrsrs. Brincadeiras à parte, sempre que pergunto a algum português se conhece o Budha Eden, me respondem que não e nem ao menos sabem onde fica. É claro que tem quem conheça, mas acho que não são muitos. Sabe aquela história que o estrangeiro conhece mais do que quem é de casa? O Buddha Eden é o maior jardim oriental encontrado na Europa e fica na Quinta dos Loridos em Bombarral, Portugal.

Entrada do Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT

Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT

Jardim Buddha Eden - Bombarral - PT

Aqui foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito entre Budas, pagodes (construção tipicamente chinesa), estátuas de terracota (700 soldados) e várias esculturas distribuídas por todo o jardim. São 35 hectares de muita beleza. Este jardim foi criado em 2001 pelo Comendador José Berardo em protesto contra a destruição dos Budas gigantes de Bamyan, monumentos únicos do Patrimônio da Humanidade. Chocado com esta grande barbárie cultural, acontecido no Governo Talibã, o Comendador resolveu prestar uma homenagem a aqueles que foram durante séculos referências culturais e espirituais. Vc não pode perder.

Buda no Jardim Buddha Eden - PT

Pagode - Jardim Buddha Eden - PT

 Soldados de terracota pintados a mão - Jardim Buddha Eden - PT

Escultura de Fernando Botero - Jardim Buddha Eden - PT

Escultura de David Breuer-Weil - Jardim Buddha Eden - PT

Escultura de Zadok Ben-David - Jardim Buddha Eden - PT

De Lisboa ao Jardim Buddha Eden são 77 km, cerca de 1 hora de viagem, pela A8 em direção a Bombarral. Se vc não for de carro, pode pegar o trem até Bombarral na Estação Santa Apolônia em Lisboa. De Bombarral até o Buddha Eden são 4,3 km. A entrada para o jardim custa apenas €2,50 e crianças até 12 anos não paga. Se for no verão, aconselho vc ir pela manhã cedo (abre às 9:00) ou mais para o final da tarde (fecha às 18:00), pois no meio do dia é cruel. O portão de entrada encerra-se às 17:30. Para aqueles que estiverem com pouca mobilidade para caminhar, lá dentro tem um trenzinho para fazer o passeio que custa €3,00. O jardim  só fecha no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro. Dê uma olhadinha na página oficial do Buddha Eden e fique por dentro de todos os detalhes.

Autoestrada A8 - PT

Estação Santa Apolônia - Lisboa - PT

Comboio do Jardim Buddha Eden - PT

O jardim é conhecido como o "Jardim da Paz" e é um excelente espaço para passar um bom tempo a contemplar, meditar ou mesmo se distrair com a família. Aqui todos são bem-vindos, independente de religião, etnia ou nacionalidade. Deixe pelo menos a metade de um dia para usufruir deste maravilhoso lugar. Agora não se espante se por acaso ver pessoas trabalhando no local, pois dizem que este jardim já ganhou estatuto de obra inacabada e que a previsão de conclusão dele é para 2020. Melhor para todos nós, pois cada vez que vou lá encontro outras maravilhas para encher meus olhos e para tirar belas fotografias.


Anfiteatro - Jardim Buddha Eden - PT

Jardim Buddha Eden - PT

Aproveitando para registrar  - Buddha Eden - PT

Neste jardim há inúmeras, diversas e grandiosas esculturas, assim como imensos espaços com plantas exóticas e muita natureza.  Assim que vc entra já se deslumbra com uma escadaria central vermelha, seguida por grandes Budas dourados. No lago é possível observar os peixes KOI (as conhecidas carpas), que são símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade para os japoneses. Tem também os dragões em mármore, muito lindo.

Escultura no Jardim Buddha Eden (Mais de 20m) - PT

Escultura no Jardim Buddha Eden - PT

Escultura no Jardim Buddha Eden - PT 

Grandes espaços verdes - Jardim Buddha Eden - PT

Budas dourados no Jardim Buddha Eden - PT

Lago do Jardim Buddha Eden - PT

Dragão esculpido em mármore - Jardim Buddha Eden - PT

Neste jardim não é permitido fazer piquenique, mas a 1 km de distância existe o Santuário do Bom Jesus com um parque apropriado para piqueniques. Então, depois que vc alimentar a alma no Buddha Eden, vc pode alimentar o corpo. Ah, também não são permitidos animais no jardim, a não ser que seja cães com trela ou peitoral, devidamente identificados. No Jardim vc também poderá encontrar um snack-bar e restaurante (self-service), caso queira fazer alguma refeição por lá, um lanche ou tomar apenas um cafezinho. Eles tem preço especial para grupos.

Restaurante do Jardim Buddha Eden - PT

Belas esculturas na frente do Restaurante - Jardim Buddha Eden - PT

O Buddha Eden fica na Quinta dos Loridos e lá também se encontra uma loja de vinhos Bacalhôa, onde vc poderá fazer provas deles na loja mesmo ou na adega antiga do solar do jardim. As provas são feitas com 6 pessoas no mínimo, mas é preciso fazer reserva antecipadamente: www.winetourismportugal.com. A escolha do vinho poderá ser feita por vc mesmo ou pode consultar o site para maior informação sobre os vinhos a provar. Essas provas podem ser feitas de segunda a sexta-feira. Quem visita o jardim acaba tendo que passar pela loja para sair do local...sabe como é, não é a toa...rsrsrs. Mas, sempre que passei, teve uma amostra grátis de um vinho escolhido por eles.

Loja de Vinhos Bacalhôa no Jardim Buddha Eden - PT


A Quinta dos Loridos também conta com vários espaços para eventos, entre eles um que tem capacidade para até 350 pessoas. Tem também o Pátio do Solar dos Loridos com possibilidade para montagem de tendas. O contato para maiores informações por e-mail é visitas@loridos.com.

Quinta dos Loridos - Jardim Buddha Eden - PT


Para quem só visita o local e não pretende comer por lá, eu tenho uma excelente dica de restaurante que fica muito perto do jardim, só a 900m. É o Restaurante Mãe D´Água, muito bom, excelente atendimento, adorei. Ele fica na Rua 13 de maio, 26 - Carvalhal.


Restaurante Mãe D´Água - Carvalhal - PT

Interior do Restaurante Mãe D´Água - Carvalhal - PT

Então gente, vindo a Portugal, não esqueçam de conhecer essa maravilha que é o jardim Buddha Eden. Tenho certeza que vcs não se arrependerão e ainda vão ficar pensando: "Que bom que li o blog Oxente, se eu fui, tu vai".




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FLORENÇA OU FIRENZE....REGIÃO DA TOSCANA - ITÁLIA



Agora sim vamos conhecer um pouco de Firenze, a tão falada cidade que respira arte. Município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana, foi desenvolvida às margens do Rio Arno. Ela foi muito tempo considerada a capital da moda e se tornou também famosa por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", marco da literatura universal. Foi governada pela família Médici do início do séc. XV até meados do séc. XVIII.


Rio Arno - Firenze


Firenze

Na Itália, Firenze é considerada a "Terra dos Sonhos", juntamente com Roma e Veneza. Cidade com mais de 2000 anos, teve seu ponto mais alto no Renascimento. Aqui está um grande acervo da arte já produzida na Itália, dizem que cerca de aproximadamente 40% do país. Se vc quer ver as obras do Michellangelo, Botticelli e outros gênios, é para Firenze que vc deve correr. É aqui que ficam duas das galerias mais concorridas do mundo: Uffizi e Accademia. Aliás, arte é o que não falta nesta cidade, até pelo meio da rua.  Esta última aí embaixo vcs não vão poder ver mais, pois era temporária, foi para poucos...rsrsrs. Para visitar as galerias precisa de muita paciência, pois a fila é grande, mas só se vc não comprou logo os ingressos pela internet. 

Galleria dell Uffizi - Firenze

Galleria dell accademia - Firenze

Arte de rua - Firenze

Arte de rua e arte de Help - Firenze

Se vc não quer perder tempo em filas e chegar em Firenze já com seus ingressos, compre Aqui. Sim, digo ingressos, porque aqui vc poderá comprar eles para qualquer atração turística na cidade. Só precisa pegar uma fila rápida para trocar o seu voucher pelo ticket deles antes da hora marcada para sua visita. Poder ver de perto o tão falado David de Michelangelo na Galleria dell Accademia  é demais e eu aconselho a vc não perder de jeito nenhum, pois é muita perfeição para uma escultura. Eu confesso a vcs que me impressiono mais com esculturas do que com pinturas. Talvez por isso tenha gostado tanto do que vi nesta galeria, mas tem muita pintura também, viu!


David - Michelangelo - Firenze

Esculturas na Galleria dell Accademia - Firenze

Crucificação - Galleria dell Accademia - Firenze

A Galleria dell Uffizi tem uma das mais ricas coleções de pintura do mundo, mas não deixa de ter esculturas também. Fique certo que precisará de tempo, pois terá oportunidade de apreciar belas obras de artes e sair em estado de graça. Entre tantas outras obras famosas, aqui vc poderá ver o "Nascimento de Vênus" (Botticeli, 1484) e a "Adoração dos Magos" (Leonardo da Vinci, 1481 - inacabada).


Interior da Galleria Uffizi - Firenze

Interior da Galleria Uffizi - Firenze

"Nascimento de Vênus" - Botticeli - Galleria dell Uffizi - Firenze

"Adoração dos Magos" - Leonardo da Vinci - Galleria dell Uffizi - Firenze

Se vc pretende voar direto para Firenze sem explorar um pouco da região da Toscana, o aeroporto da cidade fica só a 5 km e é ligado ao centro. Vc também pode ir de trem saindo de Roma e só dura cerca de 1h30m ou de outras cidades italianas. Dê uma olhadinha nas cidades e horários de trens aqui: Trens na Itália. Em Firenze vc também pode e deve visitar a Piazza della Signoria, (ótimo passeio para o final do dia) a Capela dos Médici, o Pallazo Pitti (grandioso), a Ponte Vecchio, o Duomo, (impressionante, imperdível, imponente) o Baptistério (dizem ser o mais antigo prédio da cidade) ou então se perder pelas ruas desta bela cidade e se deliciar com os maravilhosos sorvetes italianos (não existem melhores). Eu quase me acabo de tanto tomar sorvete, afinal de contas, o calor era só de 42º.

Piazza della Signoria - Firenze

Capela dos Médici - Firenze

Interior da Capela dos Médici - Firenze

Palazzo Pitti - Firenze

Escultura no Palazzo Pitti - Firenze

Duomo ou Catedral Santa Maria del Fiore - Firenze

Baptistério de São João - Firenze

Gelatos em Firenze

Agora, deixe-me falar um pouco da Ponte Vecchio (Ponte Velha), que fica nesta cidade sobre o Rio Arno e tem formato de arco medieval. Originalmente era de madeira, mas foi destruída pelas cheias em 1333 e reconstruída em 1345. Diferentemente de todas as outras pontes, essa abriga lojas desde a sua origem. Antes era ocupada por açougueiros e mercadores, hoje por joalheiros. Durante a II Guerra Mundial esta ponte foi a única a ser poupada pelas tropas alemãs. Dizem que foi por ordem de Hitler, só falta a gente saber o motivo. Agora vamos combinar?  Eu achei essa ponte pra lá de feia...suja, sem presença, mas tem história e isto é o que vale. Olha isso aí embaixo...Deus me livre. Tão falada quanto o Coliseum em Roma e totalmente dispensável por mim. Gosto é gosto, não é mesmo? Mas, não deixa de ir lá, nem que seja para concordar ou discordar de mim. Ah, não posso negar que de lá se vê um belo por do sol.


Ponte Vecchio - Firenze

Ponte Vecchio - Firenze

Por do sol visto da Ponte Vecchio - Firenze

Em Firenze ficamos hospedado bem ao lado da Ponte Vecchio e de frente para o Rio Arno, no Hotel Degli Orafi, excelente hotel. Não foi barato, mas nenhum absurdo também para Firenze. É super bem localizado e dele vc consegue fazer tudo a pé, o que já é de bom tamanho. 

Entrada do Hotel Degli Orafi - Firenze

Hotel Degli Orafi (3 primeiros arcos da direita) - Firenze

Em Firenze se come muito bem, como em qualquer lugar da Itália. Nos deliciamos em alguns restaurantes, mas o de chegada foi o Osteria Vecchio Vicolo, veio em boa hora e fica por trás do hotel. Ah, teve também o Caffe´Dell´Oro, muito bom e de frente para o  Rio Arno. Ao lado do hotel tem o Trattoria Ponte Vecchio, opções não vão lhe faltar. Algumas refeições foram feitas também no hotel. 


Restaurante Osteria Vecchio Vicolo - Firenze

Interior do Restaurante Osteria vecchio Vicolo - Firenze

Restaurante Caffe´Dell´Oro - Firenze

Interior do Restaurante Cffe ´Dell ´Oro - Firenze

Restaurante Trattoria Ponte Vecchio - Firenze

Interior do Restaurante Trattoria Ponte Vecchio - Firenze

Também se faz belas compras por toda a cidade, mas achei tudo muito caro e não me atrevi a tanto. Mas, caro mesmo é a famosa Via De´ Tornabuoni, que deve ser para mulher de banqueiro e não de bancário...rsrsrs. Fiquei só na admiração das vitrines. Mas, se vc quiser comprar nela, saiba que se trata da rua mais glamourosa da cidade. Ela não é só dedicada a moda, mas também a moradias e elegantes cafés e restaurantes, assim como o Jockey Club. Vai lá e toma coragem ou então passear nela já faz bem aos olhos. Lá se encontram lojas de grifes famosas, dentre elas a de Salvatore Ferragamo, estilista de sapatos italianos que chegou a calçar até a Marilyn Monroe. Na Piazza de Santa Trinita fica o Ferragamo Museo com mais de 10 mil modelos de sapatos (momento mulher).


Via De´Tornabuoni - Firenze

Loja do Salvatore Ferragamo - Firenze

Passamos 3 dias em Firenze e foi o suficiente, mas se vc for ver tudo o que ela tem para lhe mostrar, talvez caiba mais um ou dois dia aí. Ficamos sem conhecer algumas atrações e deixo aqui para vc quem sabe ir. O  Palazzo Vecchio e o seu Museo, o Museo Galileo, Sinagoga de Firenze e Museo Ebraico e tantos outros mais. Nós fomos conhecer o Museu Leonardo da Vinci, onde vc pode visualizar numa tela grande o documentário sobre vida e obra dele.

Palazzo Vecchio - Firenze

Interior do Palazzo Vecchio - Firenze

Museo Galileo - Firenze

Sinagoga de Firenze

Museo Leonardo da Vinci - Firenze

Interior do Museo Leonardo da Vinci - Firenze

Antes de ir embora de Firenze, não deixe de ir no Piazzale Michelangelo, imperdível e obrigatório no final da tarde, um dos mais belos pores do sol que já vi. Nem pensar em ir de outra forma que não seja a pé, pois o caminho é muito bonito. Vc atravessa o Rio Arno, sentido sul (do nosso hotel) e ao chegar na Piazza Giuseppe Poggi suba colina acima. Do meu hotel foi só 1,4 km, cerca de 20 minutos a pé...tranquilo. O caminho subindo a colina vale a pena, vc tem toda Firenze aos seus pés. Mas, vc também pode ir de ônibus, é só pegar o 12, 13 ou o 38, os três passam na praça. Agora eu não faria isso, pois admirar Firenze subindo a colina é como ter uma obra de arte para apreciar. Enquanto não chega o por do sol, vc também pode tomar um belo vinho e ouvir uma boa música ao vivo no  La Loggia Caffè & Ristorante, divino. 

Vista da Colina - Firenze

Piazzale Michelangelo - Firenze

Vista da Piazzale Michelangelo - Firenze

Por do Sol na Piazzale Michelangelo - Firenze

La Loggia Caffè & Ristorante - Firenze

Quer saber? Firenze é memorável e eu aconselho vc a por no seu roteiro, não vai se arrepender.