Antes de correr para Firenze vamos dar uma entradinha em Pisa. É rapidinho, ok? Vamos encher um pouco mais os olhos e vcs estão convidados. Como chegamos em Pisa na parte da tarde, resolvemos dormir nela e deixar para continuar a nossa viagem no outro dia pela manhã. Fomos direto para o Grand Hotel Bonanno, bom hotel e bom restaurante. Ele fica no coração de Pisa. Deixamos nossas malas e saímos andando para o Centro Histórico (cerca de 15 minutos a pé).
Grand Hotel Bonanno - Pisa
Quarto do Grand Hotel Bonanno - Pisa
Restaurante do Grand Hotel Bonanno - Pisa
Eu acredito que Pisa deve ter mais do que vi para mostrar, mas confesso que meu interesse era só conhecer a Torre de Pisa, tão falada e tão mostrada nos filmes dos cinemas. Ela fica na Praça dos Milagres, juntamente com a Catedral, o Batistério e o Camposanto. A Torre realmente é demais e subir 296 degraus com uma torção no pé, que tal? Mas, valeu a pena o esforço. A visão de lá de cima é estonteante e Pisa ficou mais bonita aos meus olhos. Devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, a Torre começou a inclinar-se logo após o início da sua construção, em 1173. Em 1993 foi feito restauro e consolidação da Torre e há 10 anos que foram retiradas as estruturas com objetivo de corrigir a inclinação. Quer evitar fila? Compra Aqui na internet o seu ingresso, mas lembre-se de trocar o seu voucher antes de ir pra fila na sua hora marcada para visitação.
Praça dos Milagres - Pisa
Torre de Pisa
Vista de cima da Torre de Pisa
Oxente, se eu fui, tu vai - Torre de Pisa
Ao lado da Torre vc ainda pode visitar a Catedral de Pisa (Duomo di Pisa, em italiano), dedicada a Virgem Maria e maior exemplo do estilo "Românico Toscano". Teve a sua construção iniciada em 1064, mas a consagração do edifício só foi realizada em 1118 pelo Papa Gelásio II. Durante a II Guerra Mundial na campanha da Itália, a Força Expedicionária Brasileira rezou uma missa na Catedral levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida e cantaram o hino brasileiro sob forte bombardeamento.
Catedral de Pisa
Interior da Catedral de Pisa
Interior da Catedral de Pisa
De frente à Catedral fica o Batistério de Pisa, dedicado a São João Batista. Sua construção teve início em 1152 e seu estilo mostra a transição entre o românico e o gótico. No seu interior quase não se tem qualquer ornamentação, mas dizem que ele é provido de um eco que chega a durar segundos, devido a sua acústica. Vai ver que é por isso que existem placas pedindo silêncio. Se eu não vejo a placa, com certeza teria gritado para testar o eco...adoroooooo. Eu soube que a cada meia hora, os membros da equipe do local fecham as portas do batistério por alguns minutos e cantam uma melodia para mostrar a acústica. Não fizeram comigo lá ou talvez entrei quando eles tinham acabado de fazer.
Batistério de Pisa
Interior do Batistério de Pisa
O Camposanto Monumentale (cemitério monumental) ou Camposanto Vecchio (cemitério antigo) é um edifício histórico e foi o quarto e último a ser construído na Praça da Catedral. A construção deste claustro gótico começou em 1278, mas só foi concluído em 1464. O Camposanto já abrigou uma grande coleção de sarcófagos romanos, mas hoje só restam 84, juntamente com algumas esculturas e urnas romanas e etruscas. Acho que deve ser interessante, mas verdade seja dita, não tive a menor vontade de entrar nesse cemitério. Cito aqui porque faz parte da Praça dos Milagres e a minha intenção é informar tudo aquilo que vc pode ver, se tiver vontade.
Camposanto Monumentale (Cemitério Monumental) - Pisa
Foi pouco, mas o pouco que vimos já nos encheu os olhos e agradecemos pela oportunidade. Se vc puder ver mais, fala pra mim, gostaria muito de saber mais de Pisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário