Não podia ter cidade melhor para fechar essa aventura entre França e Espanha do que Toledo, a 70 km de Madrid e antiga capital da Espanha. O primeiro assentamento permanente em Toledo é uma série de fortes (muralhas) celtibéricos (fusão das culturas do povo celta e do povo ibero). A parte antiga de Toledo está situada no topo de uma montanha cercada em três lados pelo rio Tejo, o mesmo que banha Lisboa.
Toledo
Ficamos hospedados dentro das muralhas e eu acho que não tem lugar melhor para ficar, é exótico e tem um pouco de magia. O nosso hotel foi o Fontecruz Toledo Hotel. Lindo hotel e confesso que fiquei deslumbrada só quando entrei na recepção.
Fachada do Fontecruz Toledo Hotel - Toledo
Sala de convivência do Fontecruz Toledo Hotel - Toledo
Quarto do Fontecruz Toledo Hotel - Toledo
Teto do Fontecruz Toledo Hotel - Toledo
Deixamos as malas no hotel e fomos logo a procura de um bom restaurante, pois a fome era grande. A recepção do hotel nos indicou um que foi maravilhoso: o Meson La Orza Restaurante, de produtos típicos castelhanos, uma delícia. Experimentamos também outro restaurante em um outro momento, o Maruxiña Lounge, uma fusão de conceitos estéticos, reinando o estilo barroco. Foi lá que experimentamos um rodízio de tapas, muito interessante.
Meson La Orza Restaurante - Toledo
Interior do Meson La Orza Restaurante - Toledo
Maxuriña Lounge Restaurante - Toledo
Interior do Maxuriña Lounge Restaurante - Toledo
Satisfeitos e bem nutridos, lá fomos nós fazer aquilo que mais fazemos nas nossas viagens: bater perna. Começamos explorando as belas ruas estreitas e a arquitetura de Toledo.
Rua de Toledo
Rua de Toledo
Ruas de Toledo
Não sei se vcs sabem, mas Toledo é famosa pelo seu aço, que sempre teve uma liga de alta qualidade. A Hispânia (nome dado a península ibérica pelos romanos), era conhecida desde o séc. IV a.C, por causa da alta qualidade das espadas e armaduras. Hoje Toledo ainda tem muitas lojas com vendas de armas medievais, mas é bem verdade que grande parte é decorativa, embora ainda existem algumas que fazem facas de verdade.
Loja em Toledo
Antes de sair visitando o que Toledo tem para oferecer, lhe deixo aqui a dica de comprar o "bono turístico ou pulsera turística", que custa 8 euros e que lhe dá o direito de entrar em 6 das muitas atrações da cidade. Nós compramos esse "bono" na entrada da Igreja de San Ildefonso, mais conhecida como Igreja dos Jesuítas, que foi consagrada em 1718. Fomos atraídos por um cartaz que dizia que do alto dessa igreja teríamos a melhor visão de Toledo. Realmente, tivemos uma bela visão da cidade. A igreja de fachada barroca, não era de muita riqueza, mas nem por isso deixava de ser interessante. Não foi permitido fotografar dentro dela.
Igreja de San Ildefonso (antiga Igreja dos Jesuítas) - Toledo
Igreja de San Ildefonso - Toledo
Vista da cidade de Toledo de cima da Igreja de San Ildefonso
A Mezquita Crista de La Luz também se encontra incluída no "bono turístico" e foi pra lá que fomos quando saímos da Igreja dos Jesuítas. A Mesquita foi construída no ano de 999 e é a única sobrevivente das dez mesquitas que existiram na cidade. Ela não se encontrava totalmente aberta para visita e o que vimos dela foi muito pouco, mas assim mesmo valeu a pena. Toledo tem três fortes traços religiosos que vivem harmoniosamente: cristianismo, islamismo e o judaísmo, com suas igrejas, mesquitas e sinagogas.
Mezquita Crista de La Luz - Toledo
Interior da Mezquita Crista de La Luz - Toledo
Mezquita Crista de La Luz - Toledo
Infelizmente não conseguimos ir no Alcázar de Toledo ou Castelo de Toledo, mas se vcs puderem ir, não pensem duas vezes. É uma fortificação em rochas e lá funciona o Museu do Exército. Dizem que lá vc ainda pode ver as balas perdidas da guerra civil espanhola embutidas nas paredes do Alcázar. Se não entrarem, aproveitem pelo menos para tirar umas belas fotos, pois ele se encontra na parte mais alta da cidade. Ele é este prédio imponente que se encontra do lado esquerdo dessa foto abaixo.
Alcázar de Toledo (lado esquerdo da foto)
Alcázar de Toledo
E como toda cidade espanhola que se preze, também tem a Plaza Mayor e vc não vai deixar de passar nela, não é mesmo? Já faz parte do nosso destino encontrar a Plaza Mayor de toda cidade. É uma praça de porte barroco iniciada em 1777 por ordem de Carlos III. Os doces de Marzipã de Toledo são famosos pelo mundo afora e é nesta praça, além das lojinhas, que vc encontrará eles para venda. É um doce de origem árabe preparado a partir de uma pasta de amêndoas moídas, açúcar e clara de ovos e que são sempre moldados em diversos formatos. Eu não provei os de Toledo, pois não gosto muito desse tipo de doce.
Plaza Mayor Acaña - Toledo
Doces de Marzipã - Toledo
Foi em Toledo que viveu El Greco, nascido em Creta - Grécia. Pintor, arquiteto e escultor grego do final do renascimento que viveu em Veneza, Roma e finalmente se estabeleceu em Toledo em 1577 até o resto da sua vida. Seu trabalho consiste em grandes telas para a parte de trás do altar das igrejas. E é aqui em Toledo que vc vai encontrar o Museo del Greco, que na atualidade é o único da Espanha dedicado a figura do pintor.
Museo del Greco - Toledo
Autorretrato do El Greco
A Igreja de São Tomé é uma igreja localizada no centro histórico de Toledo e foi construída sobre o chão de uma antiga mesquita do séc. XI. No séc. XIV em estado ruinoso, foi reedificada a cargo de Gonçalo Ruiz de Toledo, senhor de Orgaz. Ele por sua vez deixou em testamento uma doação anual em dinheiro e espécie para manutenção da igreja e dos pobres. No interior da igreja, na parte posterior, vc poderá ver o quadro "El Enterro Del Senor de Orgaz", feito pelo El Greco a pedido do pároco da igreja. Bela pintura e foi considerada a obra mais completa e rica em significados do pintor.
Pintura: El Entierro Del Senor de Orgaz - Toledo
Chegou a hora de visitar o que não nos falta em toda viagem também, a Catedral. Nem pensar em deixar de ir nela, não importa o valor para entrar, pois vale cada centavo e não está incluída no "bono turístico". A Catedral de Santa Maria de Toledo, também conhecida como Catedral Primada de España, é um edifício de arquitetura gótica e sua construção teve início em 1226. A capela-mor da catedral acumulou uma riqueza de obras de arte, a começar pela arquitetura da sala. São obras de artistas espanhóis e não podia faltar a do El Greco também. Nossa, é de impressionar...
Catedral de Santa Maria de Toledo
Capela-mor da Catedral de Toledo
Detalhe das obras de artes na capela-mor
Teto da capela-mor da Catedral de Toledo
Interior da Catedral de Toledo
Ah, é em Toledo também que passa a rota de D. Quixote de La Mancha com sua trupe, o seu cavalo rocinante, o seu fiel escudeiro Sancho Pança e o seu mundo ilusório, fantasioso. Ao chegar em Toledo vc encontrará símbolos na rua indicando a sua rota. Foi a última cidade em que D. Quixote passou antes de partir para Belmonte, local de sua última aventura. Quem leu a obra de Cervantes, sabe do que estou falando. Olha aí abaixo meu fiel escudeiro mostrando que estou falando a verdade...rsrsrs.
Ruta de Don Quijote - Toledo
Ruta de Don Quijote - Toledo
Se estiverem em Madrid, vão até Toledo, pois um dia por lá já faz uma grande diferença na sua viagem. Segundo informações tem trem partindo de Madrid a cada hora, saindo a partir das 7 horas e só são 30 minutos de viagem. Nesta estação de trem vc passa por um detector de metais, então lembre de deixar para trás qualquer coisa que vc queira continuar com ele. E não esqueça de comprar com antecedência, pois as passagens não são tão caras e a procura é grande. Que tal começar a pesquisar preço aqui? Boa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário