terça-feira, 11 de agosto de 2015

SAINT JEAN PIED DE PORT (FRANÇA) E PAMPLONA (ESPANHA)


Nosso destino é Zaragoza, mas o que fazer quando o desejo de conhecer o que nos aparece pela frente é bem maior do que continuar? Realizar os nossos desejos. Paramos em Saint Jean Pied de Port, pequena cidade francesa cercada por muralhas e ao longo do rio Nive. Ela fica cerca de 15 km da fronteira espanhola e foi um colírio aos nossos olhos.


 Uma das portas da cidade medieval - Saint Jean Pied de Port

 Ruas estreitas da cidade - Saint Jean Pied de Port

Na fachada de uma casa, o símbolo dos peregrinos - Saint Jean Pied de Port

Rio Nive - Saint Jean Pied de Port


É em Saint Jean Pied de Port que começa o caminho francês para Santiago de Compostela. Segundo informações, são 840 km até lá. Já que não fomos fazer o caminho, fomos pelo menos olhar a saída dele para quem sabe um dia tomar coragem. Talvez com uma bengala na mão ao invés do cajado...rsrsrs. Aproveitamos para conhecer a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago e tinham alguns lá carimbando o passaporte do "Camino", como é conhecida a peregrinação do Caminho de Santiago.


 Associação dos Amigos do Caminho de Santiago - Saint Jean Pied de Port

Placa de identificação da Associação - Saint Jean Pied de Port

Mapa do caminho francês até Santiago de Compostela - Saint Jean Pied de Port

É óbvio que esta pequena cidade tem mais a oferecer, mas o nosso destino na realidade não era ela e além do mais ainda tinha pelo caminho uma vontade: conhecer Pamplona, nem que fosse de passagem. Continuamos na estrada ansiosos por novas descobertas. Encontramos Pamplona, a capital da Comunidade Foral (autônoma) de Navarra, Espanha, que foi fundada em 74 a.C. e hoje é um centro financeiro, comercial e industrial.


Cidade de Pamplona


Ruas de Pamplona

Na Praça do Castelo, situada no centro da cidade, acontecem os principais eventos e é considerada a sala de estar dos pamploneses. Tem esse nome porque já existiu um castelo no centro dela, que foi demolido depois que Fernando, o Católico, conquistou Navarra.


Praça do Castelo - Pamplona 

Praça do Castelo - Pamplona

A principal atração turística de Pamplona é a Corrida dos Touros que acontece todos os anos na festa de São Firmino e dura uma semana (6 a 14 julho). Hoje é um evento muito popular e milhares de pessoas vão a Pamplona para se divertir, comer, beber e ver a corrida dos touros na ruas estreitas da cidade. Sinceramente...acho tão sem lógica aquele povo todo correndo e muitas vezes se machucando seriamente. Mas, o que é de gosto é regalo da vida e não vai ser a gente que vai impedir tamanha loucura. 

 Os touros e o povo - Pamplona

Touro e povo - Pamplona

E lá vem o touro - Pamplona


As corridas dos touros fazem parte do encerramento da festa e acontecem pela manhã com os 6 touros que serão usados a tarde nas touradas, acompanhados de 8 bois mansos. Por pouco não chegamos no dia da festa, faltavam apenas 4 dias para começar. Já que não íamos ver os touros de verdade, fomos atrás do monumento que se encontra na cidade e que representa esta tão importante festa para os pamploneses. Me sentí a própria no meio deles e saí correndo também.


 Monumento al Encierro em Pamplona

Eu e os touros a correr pela cidade - Pamplona

O bairro antigo é sempre muito interessante de se ver e em Pamplona não foi diferente, pois ele é cheio de parques, praças, bares de pintxos (tapas em basco) e a Catedral Gótica da cidade.

Catedral de Pamplona

Quando chegamos em Pamplona bateu uma fome danada e resolvemos almoçar por alí mesmo na Praça do Castelo. Entramos no primeiro restaurante que fomos com a cara e tivemos uma sorte grande, pois ele era muito bom. Foi no Restaurante La Tagliatella, recomendo...vale muito a pena.

Restaurante La Tagliatella - Pamplona 

Restaurante La Tagliatella - Pamplona



Bem, tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas precisamos continuar nossa viagem...Zaragoza nos espera e lá passaremos mais tempo. Se der, inclua na sua viagem Pamplona, vc não se arrependerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário