Estamos no caminho de volta para casa, mas parar em Zaragoza (antiga cidade romana chamada de Caesar Augusta) e poder conhecer mais um pouco da capital autônoma de Aragão - Espanha, foi algo especial. Localizada cerca de 300 km de Madrid, também tem seu encanto. É a quinta cidade mais populosa da Espanha. Ela sediou a Expo 2008 dedicada a água e ao desenvolvimento sustentável. Zaragoza tem um clima mediterrânico semidesértico, já que ela fica no meio do Vale do Ebro, no banco do meio do rio Ebro, que fica a 199 metros acima do nível do mar.
Cidade de Zaragoza
Portal em Zaragoza
Ah, quero deixar uma dica aqui para vcs: Se puderem evitar o calor do verão europeu, façam. Gente, é insuportável ter que bater perna para conhecer os lugares embaixo de um sol com temperatura de 40º e a sensação de um secador ligado direto no seu rosto. Sei que muitos não suportam frio, mas aqui tem 4 meses muito gostosos de viajar: março, abril, setembro e outubro. São meses de temperaturas amenas, uma delícia.
Não precisa mais do que 2 ou 3 dias em Zaragoza para que vc possa ter idéia da bela cidade que é. Nós passamos só 2 dias, mas foi o suficiente para conhecer o que tínhamos em mente. Chegamos na cidade e fomos direto para o hotel. Excelente hotel, dê uma olhadinha nele, quem sabe vc se anima e encara também, não saiu caro: Meliá Hotel. Muito bem localizado e conseguimos fazer tudo a pé.
Meliá Hotel - Zaragoza
Quarto do Meliá Hotel - Zaragoza
Cathedral de Nuestra Senora del Pilar - Zaragoza
Quarto do Meliá Hotel - Zaragoza
Já falei aqui que não há dúvida por onde começar a visita em uma cidade da Europa, Centro Histórico. Diferentemente do Brasil, é nele que encontramos segurança, turistas e muita história, é claro. Como já falei em postagem anterior, tem sido tudo muito repetitivo nos centros históricos, mas encontrar a Cathedral-Basílica de Nuestra Senora del Pilar, importante templo barroco, foi surpreendente. Nunca tinha visto nada igual em se falando de Catedral. Pena que não é permitido fotografar dentro, pois é deslumbrante, mas por fora vcs já devem imaginar o que se encontra ali.
Cathedral de Nuestra Senora del Pilar - Zaragoza
Detalhe dos telhados com cores - Zaragoza
Esta Catedral se encontra na Plaza Mayor, também conhecida como Plaza de las Catedrales e aproveitem que nesta Plaza também existem um espaço de exposições, o La Lonja e a Catedral de San Salvador o La Seo, que foi templo romano, igreja visigoda, mesquita e finalmente catedral cristã. É dentro desta catedral que se encontra o Museu de Tapeçaria.
La Lonja - Sala de Exposições - Zaragoza
Catedral La Seo - Zaragoza
Catedral La Seo ao fundo - Zaragoza
Sair caminhando pelas ruas do centro histórico é poder admirar a beleza da arquitetura da época e viajar pelo tempo. Penso que eu gostaria de ter vivido há muito tempo atrás, mas acho eu que seria uma mulher à frente do tempo e talvez nem tivesse durado muito... Enfim, o importante é que estou aqui, seja em que época for. E aproveitando que estou aqui, já que passo os olhinhos nas vitrines dessa época e eles brilham que é uma beleza, tenho que compartilhar com minhas amigas adeptas das compras. Esta rua em Zaragoza vale a pena garotas, além de ser uma rua festiva.
rua de Zaragoza
Calle Alfonso I - Zaragoza
Babando pelos doces na Calle Alfonso I - Zaragoza
Depois de um passeio pelas ruas da cidade acabamos dando de cara com o Museo del Teatro CaesarAugusta, é um espaço onde se encontram as ruínas e vários vestígios arqueológicos da época romana. Suas ruínas foram descobertas em 1972 por um vizinho que alertou o jornal local sobre a existência. Atualmente é através de passarelas que os visitantes conseguem ver os vestígios arqueológicos.
Ruínas do Museo del Teatro CaesarAugusta - Zaragoza
Ruínas do Museo del Teatro CaesarAugusta - Zaragoza
Zaragoza teve muitas alterações históricas deixadas nos seus monumentos arquitetônicos e uma delas foi o Palácio de la Aljafería. Desde o final do séc. XX, parte do palácio é a sede do Parlamento de Aragão. Antes disto, ele foi fortaleza islâmica Hudi, palácio mouro medieval, palácio dos reis católicos, prisão da inquisição e quartéis militares. Infelizmente no dia da nossa visita ele se encontrava fechado para reunião extraordinária do Parlamento. Mas, quem sabe vc tem mais sorte e consegue entrar.
Palácio de la Aljafería - Zaragoza
Palácio de la Aljafería - Zaragoza
Ao redor do palácio existe o Parque de la Aljafería, que se encontrava bem preservado e favorável para belas fotos. Eu mesma aproveitei para registrar a minha passagem por lá.
Parque de la Aljafería - Zaragoza
Em Zaragoza é imperdível uma caminhada pela orla do rio Ebro. A visão que vc tem da cidade é deslumbrante e tem determinados locais que não tem como não parar e registrar a cidade de ângulos diferentes. Olhar para a Catedral de Nuestra Senora del Pilar, que já falei acima, do outro lado do rio é de se ajoelhar e rezar. E a Puente de Piedra? Maravilhosa, esplêndida e a mais antiga de todas. Foi iniciada em 1401 e concluída em 1440.
A Catedral de Nuestra Senora del Pilar, vista do outro lado do rio - Zaragoza
Puente de Piedra - Zaragoza
Uma das entradas da Puente de Piedra - Zaragoza
Parque Grande - Zaragoza
Continuando a caminhada, encontramos um pouco de arte pelas ruas e uma que me chamou muita atenção, principalmente pelo nome, foi esta aqui abaixo - Cumplicidade. Adoro esse nome e não tem como não ter sua beleza quando encontrado nas esculturas, nos locais ou nas pessoas...ah, nas pessoas então, é tudo de bom.
Escultura pela rua de Zaragoza - Cumplicidade
Bem, acho que tá na hora de alimentar um pouco o corpo e procurar um bom lugar para comer. Não sei se vcs vão gostar do que vou falar, mas em Zaragoza tive um pouco de dificuldade para encontrar um lugar charmoso para comer. Adoro comer bem em lugares charmosos, sei lá, parece que a comida alimenta melhor...rsrsrs. Enfim, rodei pra caramba, mas encontrei uma ruazinha perto do hotel que me caiu bem no primeiro olhar. Ela se chama Calle Cádiz, vai por mim. O Albarracin Restaurante, conhecido também como +A, o La Reserva Restaurante e o Toscana Restaurante, são boas opções.
Calle Cádiz - Zaragoza
Interior do Albarracin Restaurante - Zaragoza
La Reserva Restaurante - Zaragoza
Interior do La Reserva Restaurante - Zaragoza
Toscana Restaurante - Zaragoza
Interior do Toscana Restaurante - Zaragoza
O calor não estava fácil em Zaragoza e caminhar debaixo dele não é para todo mundo, mas como já era o nosso último dia na cidade e ainda não tínhamos ido ao Parque Grande ou Parque Miguel Primo de Rivera, como também é conhecido, corremos para lá. O calor estava menor e apreciar a natureza é sempre acolhedor ao coração. Olhem que belo que ele é.
Parque Grande - Zaragoza
Parque Grande - Zaragoza
Parque Grande - Zaragoza
Parque Grande - Zaragoza
Zaragoza é ou não é uma bela cidade? Amei conhecer e dividir um pouco dela com vcs. Daqui a pouco nos encontramos em Toledo, me aguardem.
Well done, amiga!
ResponderExcluir